Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia de Eunotia (Bacillariophyceae): um aprimoramento da análise taxonômica

Processo: 14/25311-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Denise de Campos Bicudo
Beneficiário:Lívia Franco da Costa
Supervisor no Exterior: Luc Ector
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre de Recherche Public Gabriel Lippmann (CRP), Luxemburgo  
Vinculado à bolsa:14/15109-0 - Taxonomia e ecologia de Eunotia (Bacillariophyceae) em represas da Região Sul e Sudeste do estado de São Paulo, BP.MS

Resumo

Eunotia é o gênero mais representativo da família Eunotiaceae e é caracterizado principalmente pelo seu sistema de rafe rudimentar restrito aos pólos da valva e pela presença de rimopórtula. No Estado de São Paulo, 87 espécies/variedades de Eunotia são atualmente conhecidas. No entanto, a maioria das informações a respeito do gênero ainda não foi publicada, e muitas espécies atualmente requerem revisão taxonômica. Este estudo visa solucionar problemas taxonômicos e ao desenvolvimento do conhecimento taxonômico sobre as espécies e variedades de Eunotia relacionadas ao projeto "Taxonomia e Ecologia de Eunotia (Bacillariophyceae) em reservatórios do Sul e Sudeste do Estado de São Paulo" (processo FAPESP 2014/15109-0). O material de estudo total inclui 220 amostras perifíticas, planctônicas e bentônicas (sedimentos superficiais) coletadas em 31 reservatórios distribuídos em cinco bacias de drenagem. Com base na análise prévia do material, algumas fotografias obtidas por microscopia óptica, suas respectivas medidas e material oxidado serão taxonomicamente examinados com mais detalhes. A análise taxonômica de algumas populações com identificação incerta será realizada no Centro de Recherche Public Gabriel Lippmann - EVA (Luxemburgo) durante um mês. O material tipo e literatura taxonômica e nomenclatural clássica de difícil acesso no Brasil serão examinados buscando a solução de problemas taxonômicos e melhor definição das populações encontradas. Para a análise de microscopia eletrônica de varredura, sub-amostras de material oxidado serão concentradas e montadas em stubs de alumínio, metalizados com paládio e estudados sob o microscópio eletrônico de varredura Hitachi SU-70. Além disso, algumas espécies que requerem um entendimento mais profundo e conhecimento de um taxonomista especialista serão discutidas com o Dr. Luc Ector, pesquisador sênior em taxonomia e ecologia de diatomáceas de água doce, e com o Dr. Carlos Eduardo Wetzel, especialista em Eunotia e coorientador do presente estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, LIVIA F.; WETZEL, CARLOS E.; ECTOR, LUC; WILLIAMS, DAVID M.; BICUDO, DENISE C. Eunotia enigmatica sp nov., a new planktonic diatom from Brazil and the transfer of Fragilaria braunii HUSTEDT to the genus Peronia (Bacillariophyceae). Fottea, v. 17, n. 1, p. 103-113, 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.