Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica de componentes do sistema de secreção do tipo VI de Xanthomonas citri subsp citri

Processo: 14/25261-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Cristina Elisa Alvarez Martinez
Beneficiário:Lucas de Moraes Ceseti
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Xanthomonas   Sistemas de secreção bacterianos

Resumo

Bactérias do gênero Xanthomonas vivem sempre associadas a plantas e são causadoras de muitas doenças com impacto econômico na agricultura. Em especial, a espécie Xanthomonas citri subsp. citri (Xac) é responsável pelo cancro cítrico, uma doença de planta de grande impacto econômico no Brasil e no mundo. Sendo assim, elucidar mecanismos que estão implicados na infecção e patogênese do cancro são de suma importância, uma vez que oferecem meios para prevenir a diminuição da produção de citros gerada por essa fitopatologia. Os Sistemas de Secreção (SS) de bactérias são responsáveis pela translocação de proteínas efetoras para células-alvo e alguns deles são muito importantes na virulência e em outras funções, como a garantia de sucesso em competições interespecíficas decorrentes da vida em comunidade. O sistema de secreção do tipo VI (SSVI) foi mais recentemente descoberto em gram-negativas e genes que codificam um SSVI completo estão presentes no genoma de Xac. Como os SS são muito importantes para a fisiologia dos microrganismos que os possuem, elucidar a função do SSVIXac é um passo para compreender a biologia dessa bactéria e estender o conhecimento a respeito deste novo grupo de SS. Assim, o presente projeto pretende avaliar a expressão e regulação dos genes do SSVI de Xac, o que trará importantes subsídios para compreender a função do sistema. Para isso, a atividade da região promotora de genes do SSVI será analisada durante o crescimento e em diferentes condições de interesse. Além disto, a expressão de genes do SSVI durante as interações de Xac com plantas hospedeiras será analisada por meio de RT-PCR quantitativo. Os resultados obtidos neste projeto virão a complementar de forma fundamental outros estudos já iniciados no laboratório que visam a compreender a função do SSVI de Xac.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESETI, LUCAS M.; DE SANTANA, ELIANE S.; RATAGAMI, CAMILA Y.; BARREIROS, YASMIN; LIMA, LIDIA DOS PASSOS; DUNGER, GERMAN; FARAH, CHUCK S.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E. The Xanthomonas citri pv. citri Type VI Secretion System is Induced During Epiphytic Colonization of Citrus. Current Microbiology, v. 76, n. 10, p. 1105-1111, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
BAYER-SANTOS, ETHEL; LIMA, LIDIA DOS PASSOS; CESETI, LUCAS DE MORAES; RATAGAMI, CAMILA YURI; DE SANTANA, ELIANE SILVA; DA SILVA, ALINE MARIA; FARAH, CHUCK SHAKER; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA ELISA. Xanthomonas citri T6SS mediates resistance to Dictyostelium predation and is regulated by an ECF sigma factor and cognate Ser/Thr kinase. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, v. 20, n. 4, SI, p. 1562-1575, APR 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.