Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia tarsal de coleópteros leiodídeos não-cholevíneos (Coleoptera, Staphylinoidea, Leiodidae)

Processo: 14/22898-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Pedro Gnaspini Netto
Beneficiário:Pedro Gnaspini Netto
Anfitrião: Richard A. B. Leschen
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Landcare Research Manaaki Whenua, Nova Zelândia  
Assunto(s):Evolução animal   Filogenia   Morfologia animal   Coleoptera

Resumo

A família Leiodidae (Coleoptera) inclui cerca de 4000 espécies descritas, com hábitos alimentares muito diversificados. Recentemente investigamos (com apoio financeiro da FAPESP) o poder informativo da morfologia tarsal na sistemática da subfamília Cholevinae (a qual inclui aproximadamente metade do número de espécies descritas em Leiodidae) em nível supra-genérico. Descrevemos, pela primeira vez, a diversidade morfológica do pretarso e estruturas associadas e reconhecemos potenciais sinapomorfias para os níveis de tribo e subtribo e também no nível genérico, em alguns casos. Também entendemos que nossas descobertas podem estabelecer uma nova estrutura taxonômica para Cholevinae e, assim, pretendemos ampliar essa análise de forma a oferecer uma proposta filogenética para a subfamília. Para tal, é importante entender a evolução desse caráter em um cenário mais amplo. Dessa forma, o principal objetivo do presente projeto é o de analisar a morfologia tarsal de representantes da família Leiodidae (excetuando-se os Cholevinae), os quais nunca foram abordados sob essa perspectiva. Com este estudo, estaremos tanto ampliando o conhecimento sobre a morfologia tarsal de coleópteros de maneira geral e sua aplicação em taxonomia em grupos supra-específicos, como também estaremos oferecendo dados importantes para auxiliar a entender a evolução desse caráter em Cholevinae e em Leiodidae como um todo. Este projeto será desenvolvido na Nova Zelândia, em colaboração com o Dr. Richard Leschen, um dos principais especialistas na taxonomia de Leiodidae em um contexto mundial. O Dr. Leschen possui uma vasta coleção, com representantes de todas as principais linhagens da família Leiodidae. Também efetuaremos, como um projeto paralelo, a comparação entre espécies aladas e ápteras de coleópteros estafiliniformes da Nova Zelândia, de modo a entender se existe relação entre a redução alar (e capacidade de dispersão) e a estrutura tarsal nesses organismos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GNASPINI, PEDRO; ANTUNES-CARVALHO, CAIO; LESCHEN, RICHARD A. B. Pretarsal structures in Leiodidae and Agyrtidae (Coleoptera, Staphylinoidea). Journal of Morphology, v. 278, n. 10, p. 1354-1379, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.
GNASPINI, PEDRO; ANTUNES-CARVALHO, CAIO; NEWTON, ALFRED F.; LESCHEN, RICHARD A. B. Show me your tenent setae and I tell you who you are - Telling the story of a neglected character complex with phylogenetic signals using Leiodidae (Coleoptera) as a case study. ARTHROPOD STRUCTURE & DEVELOPMENT, v. 46, n. 4, p. 662-685, JUL 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.