Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade de lipossomas multilamelares encapsulando curcumina: avaliação de diferentes polissacarídeos como espessantes de dispersões produzidas por hidratação de pró-lipossomas

Processo: 14/23376-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Samantha Cristina de Pinho
Beneficiário:Camila Garcia Jange
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos   Microencapsulação   Curcumina

Resumo

A demanda por produtos alimentícios mais saudáveis torna necessária a implantação de novas técnicas, a fim de se garantir a qualidade nutricional, a coloração adequada, a textura e o sabor, bem como proporcionar a liberação controlada de aromas e outros ingredientes acrescidos à formulação. Dessa forma, por meio de métodos de nano/ microencapsulação, a incorporação de bioativos à matriz alimentícia é um processo que pode viabilizar a preservação das características organolépticas e nutricionais. Além disso, estas técnicas podem facilitar a dispersão de moléculas hidrofóbicas em meios aquosos, resultando em um incremento na digestibilidade e na biodisponibilidade de tais ingredientes funcionais, através do controle da microestrutura do alimento. Portanto, o projeto proposto pretende produzir lipossomas multilamelares encapsulando curcumina, pelo o método da hidratação de pró-lipossomas. A produção dos pró-lipossomas será baseada no recobrimento de sacarose microparticulada por fosfolipídios. Ademais, o projeto pode ser útil para padronizar a quantidade de hidrocoloides (goma xantana, goma guar e/ou pectina) a ser adicionada às dispersões, uma vez que estes apresentam a função primordial de assegurar a estabilidade final das dispersões de lipossomas, cuja heterogeneidade em forma e tamanho pode gerar instabilidade ao longo do tempo de armazenagem. No geral, as inovações do projeto de IC podem ser caracterizadas, especificamente, como: à utilização de um fosfolipídio de baixo custo (Lipoid S40, fosfatidilcolina de soja 40% purificada, não hidrogenada) para produção dos lipossomas, à utilização de pectina como hidrocoloide espessante para promover a estabilização da dispersão de lipossomas e à colaboração no desenvolvimento do processo de produção de pró-lipossomas pelo método do recobrimento de sacarose microparticulada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, MATHEUS ANDRADE; OSELIERO FILHO, PEDRO LEONIDAS; JANGE, CAMILA GARCIA; SINIGAGLIA-COIMBRA, RITA; PINTO OLIVEIRA, CRISTIANO LUIS; PINHO, SAMANTHA CRISTINA. Structural characterization of multilamellar liposomes coencapsulating curcumin and vitamin D-3. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 549, p. 112-121, JUL 20 2018. Citações Web of Science: 4.
SILVA, GUILHERME S.; JANGE, CAMILA G.; ROCHA, JULIANA S. S.; CHAVES, MATHEUS A.; PINHO, SAMANTHA C. Characterisation of curcumin-loaded proliposomes produced by coating of micronised sucrose and hydration of phospholipid powders to obtain multilamellar liposomes. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 52, n. 3, p. 772-780, MAR 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.