Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento compressivo e avaliação física de solos cultivados com cana-de-açúcar

Processo: 14/07434-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 21 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Isabella Clerici de Maria
Beneficiário:Wellingthon da Silva Guimarães Júnnyor
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Degradação ambiental   Qualidade do solo   Compactação dos solos

Resumo

A mecanização da colheita da cana-de-açúcar, para eliminar a queima da palha e o trabalho manual, aumentou significativamente a carga exercida sobre o solo pelo tráfego da colhedora e dos veículos de transporte. Como consequência, problemas relacionados com compactação, produção de enxurrada e erosão vêm sendo identificados nas áreas de produção agrícola. O objetivo do projeto é avaliar as alterações estruturais do solo provocadas na linha de tráfego pelas operações mecanizadas da cana-de-açúcar em sistemas de preparo do solo com vários níveis de mobilização, por meio de modelos de capacidade de suporte de carga e outros indicadores da qualidade física do solo. O experimento será em DIC em esquema fatorial 4x2x2 correspondendo a quatro sistemas de preparo do solo (C - Canteirização; PC - Preparo convencional; PR - Preparo reduzido; PD - Plantio direto). Serão duas posições e duas épocas de amostragem em quatro profundidades do solo e cinco repetições. Serão indicadores da qualidade física do solo, como Ds, Porosidade, RP, Parâmetro S além de estimar curvas de compressão do solo (CCS). Os valores de pressão de preconsolidação (Ãp) serão ajustados em função da umidade gravimétrica, para produzir aos modelos de capacidade de suporte de carga do solo (CSC). As comparações entre as CSC para os tratamentos serão realizadas pelo teste F, conforme descrito em trabalho sobre mecânica de solos. Os dados das análises dos atributos físico do solo serão submetidos à análise de variância, tendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p= 0.05). Para o Parâmetro S serão realizadas análises de correlação de Pearson e de regressão linear entre os atributos e parâmetros do solo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES JUNNYOR, WELLINGTHON DA SILVA; DE MARIA, ISABELLA CLERICI; ARAUJO-JUNIOR, CEZAR FRANCISCO; DE LIMA, CAMILA CASSANTE; VITTI, ANDRE CESAR; FIGUEIREDO, GETULIO COUTINHO; FALCI DECHEN, SONIA CARMELA. Soil compaction on traffic lane due to soil tillage and sugarcane mechanical harvesting operations. Scientia Agricola, v. 76, n. 6, p. 509-517, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 1.
GUIMARAES JUNNYOR, WELLINGTHON DA SILVA; DISERENS, ETIENNE; DE MARIA, ISABELLA CLERICI; ARAUJO-JUNIOR, CEZAR FRANCISCO; VIEIRA FARHATE, CAMILA VIANA; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES. Prediction of soil stresses and compaction due to agricultural machines in sugarcane cultivation systems with and without crop rotation. Science of The Total Environment, v. 681, p. 424-434, SEP 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.