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A influência da oferta de infraestrutura rodoviária na formação e desenvolvimento de regiões urbanas homogêneas

Processo: 14/25351-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Gustavo Garcia Manzato
Beneficiário:Karen Kotomi Tomita
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise espacial

Resumo

Uma das condições básicas para a formação de regiões urbanas homogêneas (RUHs) é a organização das cidades em redes de cooperação e interação. Essas redes resultam da existência de infraestruturas importantes para a manutenção e crescimento socioeconômicos de uma região. Os sistemas de transportes, como exemplos dessas infraestruturas, desempenham um importante papel, permitindo a troca de bens, serviços e oportunidades entre as cidades que compõem uma RUH. Além disso, sabe-se que os sistemas de transportes são agentes propulsores nos processos de ocupação do território, o que pode colaborar também na metropolização de uma região. Nesse sentido, a motivação deste projeto de pesquisa é realizar uma investigação acerca do processo de ocupação do território derivado do provimento de infraestrutura de transportes. Isto é, a hipótese levantada aqui se baseia na seguinte questão: se uma política de investimento em infraestrutura de transportes fosse adotada em uma determinada região, observar-se-ia uma ocupação desta região?