Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de estruturas de dados eficientes para abordar o problema de otimização U-curve

Processo: 14/23564-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Marcelo da Silva Reis
Beneficiário:Gustavo Estrela de Matos
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07467-1 - CeTICS - Centro de Toxinas, Imuno-Resposta e Sinalização Celular, AP.CEPID
Assunto(s):Otimização combinatória   Reconhecimento de padrões

Resumo

O problema de otimização U-curve pode ser utilizado para modelar problemas em diversas áreas; por exemplo, o problema de seleção de características em Reconhecimento de Padrões. Um algoritmo ótimo para abordar o problema U-curve é o U-Curve-Search (UCS). Esse algoritmo alcançou resultados promissores na solução desse problema, pois computa poucas vezes a função custo; porém, em sua atual implementação, UCS tem problemas de escalabilidade, o que se deve em grande medida à utilização de listas duplamente encadeadas para armazenar o controle do espaço de busca já percorrido pelo algoritmo. Dessa forma, propomos neste projeto de Iniciação Científica a investigação do uso de diagramas de decisão binária reduzidos e ordenados (ROBDDs) como solução de estrutura de dados para controlar o espaço de busca já percorrido pelo algoritmo UCS. Utilizaremos ROBDDs para desenvolver uma nova versão do UCS, que será implementada e testada utilizando o arcabouço featsel. Realizaremos testes com instâncias artificiais e também dados de problemas reais, tais como o desenho de W-operadores. Esperamos que a nova versão do algoritmo UCS seja eficiente também do ponto de vista de consumo de tempo computacional, tornando o algoritmo competitivo para resolver problemas práticos que possam ser descritos como um problema U-curve. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, MARCELO S.; ESTRELA, GUSTAVO; FERREIRA, CARLOS EDUARDO; BARRERA, JUNIOR. Optimal Boolean lattice-based algorithms for the U-curve optimization problem. INFORMATION SCIENCES, v. 471, p. 97-114, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.