Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do transporte de íons através de uma membrana seletiva

Processo: 14/21943-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Tatiana Scarazzato
Supervisor no Exterior: Valentín Pérez Herranz
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Politécnica de Valéncia (UPV), Espanha  
Vinculado à bolsa:14/13351-9 - Tratamento de efluentes de banhos de eletrodeposição isentos de cianeto por eletrodiálise visando à recuperação de água e insumos, BP.DR
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Eletrodiálise

Resumo

Atualmente, a indústria de eletrodeposição enfrenta duas preocupações crescentes. A primeira refere-se à substituição de matérias-primas cianídricas e a segunda, à redução do volume de resíduos gerados no processo. Um exemplo de um substituto dos compostos cianídricos é o banho toque alcalino à base de HEDP para deposição de cobre sobre Zamac em tambor rotativo. No que concerne ao tratamento dos resíduos gerados, a eletrodiálise pode promover a separação iônica em uma solução dispensando mudanças de fase e adição de produtos químicos ao efluente. A técnica permite o transporte de íons através de uma membrana seletiva sob a influência de um campo elétrico. Diversas variáveis estão presentes em um processo de eletrodiálise e devem ser avaliadas, especialmente quando são inseridas novas substâncias ao sistema. O estudo das propriedades do transporte iônico através da membrana é relevante, pois pode influenciar diretamente a eficácia do sistema. O objetivo deste estudo é avaliar dois parâmetros relacionados ao transporte de íons através de uma membrana seletiva aniônica heterogênea. Serão analisados o grau de inchamento e porcentagem de regiões condutoras da membrana. Para atender aos objetivos propostos, será utilizada a técnica eletroquímica de cronopotenciometria, a partir da qual é possível determinar quantitativamente a fração de regiões condutoras da membrana. Será avaliada a influência dos íons HEDP e dos complexos Cu(HEDP) no grau de inchamento da membrana. Os resultados serão analisados por meio aplicação da Equação de Sand modificada e por análise de perda de massa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARAZZATO, T.; PANOSSIAN, Z.; TENORIO, J. A. S.; PEREZ-HERRANZ, V.; ESPINOSA, D. C. R. A review of cleaner production in electroplating industries using electrodialysis. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 168, p. 1590-1602, DEC 1 2017. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.