Busca avançada
Ano de início
Entree

Transplante de cardiomiócitos derivados de iPSC pós-infarto do miocárdio em modelo suíno

Processo: 14/14086-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Clara Steichen
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/17368-0 - Genômica cardiovascular: mechanismos & novas terapias - CVGen mech2ther, AP.TEM
Assunto(s):Células-tronco   Células-tronco mesenquimais   Infarto do miocárdio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:celulas mesenquimais estromais do tecido adiposo | Células Tronco Pluripotentes induzidas | infarto do miocárdico | Porcos | Células tronco

Resumo

Células-tronco pluripotentes induzidas (do inglês, iPSCs) são uma grande promessa para a terapia celular, incluindo a substituição de cardiomiócitos lesados após um infarto do miocárdio. No entanto, estudos pré-clínicos mais detalhados tem que ser realizados para avaliar a viabilidade, a segurança e a eficácia de abordagens usando este novo tipo celular como ferramenta terapêutica. O objetivo deste projeto é testar a hipótese de que o transplante de células cardíacas derivadas de iPSCs de porcos (piPSCs) previne a deterioração da função cardíaca pós-infarto do miocárdio em um modelo endovascular de artéria fechada de IM de porcos. A principal limitação na utilização das piPSCs para estudos de terapia celular em cardiologia tem sido que a eficiência da diferenciação destas células em cardiomiócitos ainda é baixa. Com base na experiência deste laboratório em gerar piPSCs, e de iPSCs humanas, bem como, na caracterização e diferenciação em cardiomiócitos humano funcionais das ultimas, os objetivos desta proposta serão: otimizar o protocolo de diferenciação de cardiomiócitos derivados de piPSC e identificar potenciais progenitores cardíacos durantes as fases da diferenciação especulando que estas seriam células mais adequada para transplante. Pretendemos também testar sistemas de cultivo em 3D para aumentar o potencial de geração de progenitores cardíacos para então realizar o transplante das células no modelo suíno de infarto do miocárdio desenvolvido no laboratório. Este trabalho é de grande interesse para a área a que se aplica podendo colaborar consistentemente para a aceleração do processo de transição do uso da terapia celular baseado em iPSCs visando a regeneração cardíaca. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRESTANI, THAYANE; CRAJOINAS, RENATO O.; JENSEN, LEONARDO; DIMA, LENO L.; BURDEYRON, PERRINE; HAUET, THIERRY; GIRAUD, SEBASTIEN; STEICHEN, CLARA. A Sodium Oxalate-Rich Diet Induces Chronic Kidney Disease and Cardiac Dysfunction in Rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 17, . (14/14086-7)
CRESTANI, THAYANE; STEICHEN, CLARA; NERI, ELIDA; RODRIGUES, MARILIZA; FONSECA-ALANIZ, MIRIAM HELENA; ORMROD, BETH; HOLT, MARK R.; PANDEY, PRAGATI; HARDING, SIAN; EHLER, ELISABETH; et al. Electrical stimulation applied during differentiation drives the hiPSC-CMs towards a mature cardiac conduction-like cells. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 533, n. 3, p. 376-382, . (13/17368-0, 16/11321-0, 14/14086-7, 18/16860-2, 15/50216-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.