Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro do potencial da solução de AmF/NaF/SnCl2 em inibir a progressão da lesão de erosão no esmalte dental humano

Processo: 14/25514-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva
Beneficiário:Jéssica Laporta Nazello
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Esmalte dentário   Erosão dentária   Fluoreto de sódio

Resumo

Apesar de vários estudos terem demonstrado resultados promissores solução de AmF/NaF/SnCl2 na inibição da progressão da lesão de erosão, ainda não há um consenso sobre a frequência de utilização. Desta forma, o presente estudo in vitro visa avaliar o efeito da solução de AmF/NaF/SnCl2, utilizada uma ou duas vezes ao dia, em inibir a progressão da lesão de erosão em esmalte dental humano. Cinquenta fragmentos de esmalte humano serão selecionados, através de Microdureza Knoop de Superfície e Perfilometria, e divididos aleatoriamente em 05 grupos de tratamento (n=10): G1 - água destilada (controle negativo); G2 - solução de NaF (controle positivo) 1x/dia; G3 - solução de NaF 2x/dia; G4 - solução de AmF/NaF/SnCl2 1x/dia; G5 - solução de AmF/NaF/SnCl2 2x/dia. As amostras serão submetidas a 4 dias de ciclagem erosiva através de 2 imersões diárias de 4 minutos em solução de ácido cítrico (0,65%, pH 3.6). Ao final da ciclagem erosiva, será realizada a determinação do desgaste de superfície por meio de Perfilometria óptica. Os resultados obtidos serão submetidos a testes de homogeneidade e normalidade para determinação do teste estatístico mais adequado (±=5%).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CAMILLA VIEIRA; NAZELLO, JESSICA LAPORTA; DE FREITAS, PATRICIA MOREIRA. Frequency of Application of AmF/NaF/SnCl2 Solution and Its Potential in Inhibiting the Progression of Erosion in Human Dental Enamel - An In Vitro Study. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 15, n. 4, p. 365-370, SEP 1 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.