Busca avançada
Ano de início
Entree

Cerâmicas de titanato de lítio obtidas pelo método dos complexos oxidantes de peróxido

Processo: 14/25616-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Lucas da Silva Ribeiro
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio   Química de materiais   Titanatos   Óxidos

Resumo

O titanato de lítio (Li4Ti5O12, ou simplesmente LTO) com estrutura espinélio é um promissor material para ser empregado como anodo em baterias de lítio. Existem várias técnicas de síntese propostas para este material, mas a rota dos complexos oxidantes de peróxido (OPM) empregando um precursor de óxido de titânio com a superfície modificada com grupos peróxido mostra-se vantajosa por evitar o uso de haletos e eliminar a presença de carbono residual, contaminantes geralmente deletérios para aplicações eletroeletrônicas. Outra vantagem do método é a ausência de resíduos tóxicos, em completo acordo com os princípios da química verde. O emprego de micro-ondas para a sinterização de cerâmicas resulta em microestruturas uniformes, altas densidades e propriedades superiores às encontradas em cerâmicas sinterizadas por técnicas convencionais. Nesse trabalho, serão preparadas amostras de LTO utilizando a rota OPM que serão caracterizadas por difração de raios-X, espectroscopia Raman e microscopias eletrônicas de transmissão e varredura. Esses materiais cristalinos serão usados na fabricação de corpos cerâmicos densos sinterizados por métodos convencionais e por irradiação com micro-ondas. Espera-se obter cerâmicas sinterizadas por micro-ondas com alta densidade com desempenho superior aos materiais preparados com técnicas convencionais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, LUCAS S.; NOGUEIRA, ANDRE E.; AQUINO, JOSE M.; CAMARGO, EMERSON R. A new strategy to obtain nano-scale particles of lithium titanate (Li4Ti5O12) by the oxidant peroxo method (OPM). CERAMICS INTERNATIONAL, v. 45, n. 18, A, p. 23917-23923, DEC 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.