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Sob papel e tinta: as classes populares nos escritos de Graciliano Ramos durante o Estado Novo (1937-1945)

Processo: 14/22617-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edilene Teresinha Toledo
Beneficiário:Gabriela de Oliveira Nery Costa
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Estado Novo (1937-1945)   Romancista   Imprensa   Literatura brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classes Populares | Estado Novo | Graciliano Ramos | Imprensa | Literatura | História Contemporânea do Brasil

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar a forma como Graciliano Ramos concebia e apresentava as classes populares em seus textos publicados entre os anos de 1937 e 1945. As fontes escolhidas para esta pesquisa são crônicas, resenhas, críticas literárias e discursos publicados, além da correspondência trocada por Graciliano Ramos, desde a sua prisão ainda em 1936, até sua filiação ao partido comunista, em 1945. Ao se deter sobre este corpus documental e sobre este aspecto particular da obra de Ramos, pretende-se compreender os debates que eram traçados em relação a estas classes no âmbito da cultura e da política, perpassando pela forma como o próprio autor compreendia a função da arte, especialmente da literatura, sempre em constante diálogo com a política empreendida pelo Estado Novo. Buscar estas relações significa, ainda, perseguir as redes de sociabilidade tecidas por Ramos no período, levando em consideração suas próprias vivências não apenas nos ambientes intelectuais do Rio de Janeiro, mas também na forma como deu significado político à sua própria experiência como sertanejo, bem como ao seu período de encarceramento, transformando-o também em matéria para sua literatura. (AU)

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