Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físico-químicas e bioatividade de cimentos de obturação retrógrada

Processo: 14/25280-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 15 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Hungaro Duarte
Beneficiário:Bruno Martini Guimarães
Supervisor no Exterior: Maria Giovanna Gandolfi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università di Bologna, Itália  
Vinculado à bolsa:13/07677-6 - Avaliação da capacidade seladora, alteração de cor e de componentes superficiais do MTA e cimento Portland associado à diferentes radiopacificadores e diferentes líquidos., BP.DR
Assunto(s):Cimento Portland

Resumo

O objetivo deste estudo será analisar as propriedades físico-químicas e a bioatividade de 4 materiais de obturação retrógrada com radiopacificadores e veículos alternativos em comparação com o MTA Angelus. Três cimentos experimentais (cimento Portland branco (PC) com 30% de óxido de zircônio (ZO); PC com 30% de tungstato de cálcio (CT); Sealepox RP) e o MTA Vitalcem serão testados em comparação com o MTA Angelus. Após incubação das amostras de cimento a 37ºC e 99% de umidade relativa, a análise de liberação de cálcio e íons hidroxila será realizada após 28 dias de imersão em água destilada. A absorção de água e porosidade aparente também serão analisadas após 24 horas de imersão em água destilada a 37ºC. Para o teste de solubilidade, 40 dentes de acrílico serão apicectomizados e retro-obturados para serem escaneados em Micro-CT, antes e após imersão em água destilada por 168 h. Os dados digitais serão reconstruídos e o volume (mm3) das amostras será obtido usando o software CTan. A análise morfológica e elementar da superfície dos materiais serão realizadas em microscopia eletrônica de varredura/análise de energia dispersiva de raios-x (MEV/EDX) após o armazenamento das amostras a 37ºC por 1-180 dias em fluído corporal simulado utilizando o método ISO 23317. Os resultados serão submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e Pearson a fim de escolher o teste estatístico mais adequado (p <0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, BRUNO MARTINI; PRATI, CARLO; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO; BRAMANTE, CLOVIS MONTEIRO; GANDOLFI, MARIA GIOVANNA. Physicochemical properties of calcium silicate-based formulations MTA Repair HP and MTA Vitalcem. Journal of Applied Oral Science, v. 26, p. -, 2018. Citações Web of Science: 3.
GUIMARAES, BRUNO MARTINI; VIVAN, RODRIGO RICCI; PIAZZA, BRUNO; ALCALDE, MURILO PRIORI; BRAMANTE, CLOVIS MONTEIRO; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO. Chemical-physical Properties and Apatite-forming Ability of Mineral Trioxide Aggregate Flow. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 43, n. 10, p. 1692-1696, OCT 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.