Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de bioacessibilidade, transporte intestinal e metabolismo de fases I, II e III in vitro de triterpenos pentacíclicos de cultivares de Malus domestica Borkh

Processo: 14/17479-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Niege Araçari Jacometti Cardoso Furtado
Beneficiário:Niege Araçari Jacometti Cardoso Furtado
Anfitrião: Yvan Larondelle
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitè Catolique de Louvain (UCL), Bélgica  
Assunto(s):Metabolismo   Química de produtos naturais   Triterpenos pentacíclicos

Resumo

Triterpenos pentacíclicos distribuem-se amplamente na natureza e são conhecidos pelas relevantes atividades biológicas e também por propiciarem vários efeitos benéficos a saúde. Triterpenos estão presentes em quantidades significativas em cultivares de maçã, um dos frutos mais consumidos no mundo. Cultivares de Malus domestica Borkh possuem padrão diferente de triterpenos, o que pode refletir na biodisponibilidade e nos efeitos benéficos a saúde. Poucos estudos foram realizados sobre a biodisponibilidade de triterpenos pentacíclicos e nestes estudos não há informações completas sobre o destino metabólico destes constituintes presentes em extratos de plantas medicinais e alimentícias. As baixas biodisponibilidades relatadas para triterpenos isolados podem ser decorrentes de uma baixa absorção gastrointestinal dos triterpenos isolados, de uma extensiva degradação metabólica, à uma extensiva distribuição por outros tecidos e ou devido a uma rápida excreção. Matrizes complexas, como extratos de plantas, podem também desempenhar um papel importante na bioacessibilidade e absorção de triterpenos. De acordo com o tipo de transporte envolvido pode ocorrer competição entre triterpenos constituintes de um extrato. Este projeto tem como objetivos a realização de estudos de bioacessibilidade de triterpenos pentacíclicos, isolados e combinados em extratos de diferentes cultivares de Malus domestica Borkh, nas diferentes condições de digestão do trato gastrointestinal superior utilizando um modelo in vitro desenvolvido no laboratório do Prof. Larondelle. O transporte de soluções de triterpenos digeridos através do epitélio intestinal humano será também estudado em modelos de células Caco-2/TC-7 em monocamadas na presença e ausência de dois transportadores. A investigação do metabolismo in vitro de fases I, II e III dos triterpenos pentacíclicos, isolados e combinados em extratos de diferentes cultivares de Malus domestica Borkh, será conduzida em células Caco-2/TC-7 e em microssomas comerciais de ratos e humanos. A identificação dos triterpenos e de seus metabólitos será realizada por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas sequencial de alta resolução (Orbitrap-CLAE-EM/EM). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURTADO, NIEGE A. J. C.; PIRSON, LAETITIA; EDELBERG, HELENE; MIRANDA, LISA M.; LOIRA-PASTORIZA, CRISTINA; PREAT, VERONIQUE; LARONDELLE, YVAN; ANDRE, CHRISTELLE M. Pentacyclic Triterpene Bioavailability: An Overview of In Vitro and In Vivo Studies. Molecules, v. 22, n. 3 MAR 2017. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.