Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de microRNAs em vias de lignificação de Eucalyptus grandis e E. globulus

Processo: 14/23230-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Mazzafera
Beneficiário:Felipe Thadeu Tolentino
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Lignina   MicroRNAs   Regulação da expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eucalipto | Eucalyptus | lignificação | Lignina | microRNA | Regulação por microRNA

Resumo

Plantas arbóreas, em particular eucalipto, compõem a maioria da biomassa terrestre e apresentam grande interesse econômico pelo seu potencial na produção de madeira, energia e papel. A estrutura desses organismos lenhosos é em parte possibilitada pela presença de um biopolímero que confere rigidez à célula vegetal, a lignina. Esse biopolímero gera dificuldades no processamento da madeira, principalmente em processos de polpação para a produção de papel e celulose. Sendo assim, o controle da quantidade e qualidade da lignina, principalmente por meio de regulação gênica de biossíntese e deposição desse composto, têm sido amplamente estudados. Grande atenção tem sido dada à regulação da expressão de genes pela interferência de miRNAs, que são pequenos fragmentos de RNA capazes de se parear complementarmente a uma sequência de mRNA, gerando a inativação ou a clivagem desse último, resultando em interferência na regulação gênica dos organismos. O presente estudo propõe a análise da regulação de genes que codificam importantes enzimas da via de biossíntese da lignina em eucalipto por miRNAs. A elucidação de importantes elementos regulatórios e a possiblidade do desenvolvimento de plantas transgênicas capazes de apresentar teores alterados de lignina representam mais uma possibilidade de manipulação do conteúdo e tipo de lignina acumulados em eucalipto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, PEDRO; TOLENTINO, FELIPE THADEU; CESARINO, IGOR; GALLINARI, RAFAEL HENRIQUE; STEENACKERS, WARD; SAMPAIO MAYER, JULIANA LISCHKA; MAZZAFERA, PAULO. Expression of Eucalyptus globulus LACCASE48 Restores Lignin Content of Arabidopsis thaliana lac17 Mutant. PLANT MOLECULAR BIOLOGY REPORTER, v. 37, n. 5-6, p. 488-498, . (14/23230-4, 15/02527-1)
TOLENTINO, FELIPE THADEU; VASCONCELOS, ADRIELLE AYUMI; SOUZA, UIARA ROMERO; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; CARAZOLLE, MARCELO FALSARELLA; MAZZAFERA, PAULO. Identification of microRNAs and their expression profiles on tension and opposite wood of Eucalyptus. THEORETICAL AND EXPERIMENTAL PLANT PHYSIOLOGY, v. 34, n. 4, p. 16-pg., . (14/23230-4, 11/51949-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLENTINO, Felipe Thadeu. Influência de lacases e microRNAs na lignificação de Eucalyptus. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.