Busca avançada
Ano de início
Entree

Confiabilidade intra e interexaminador da avaliação pêlo dinamômetro handheld Èm escolares dè 5 a 15 anos

Processo: 14/23232-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mattiello-Sverzut
Beneficiário:Lígia Maria Tezo Daloia
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Confiabilidade

Resumo

A força muscular máxima gerada por um músculo, ou por um grupo muscular, permite compor a aptidão física de um sujeito saudável, e para quantificar o seu desempenho frente a contração isométrica, pode ser utilizado o dinamômetro Handheld (DHH). Sabendo-se que as características de uma determinada população, seus dados antropométricos, raciais, sexo e idade podem interferir nos valores de força muscular, este estudo objetiva avaliar a confiabilidade intra e interexaminador utilizando o DHH em escolares da cidade de Ribeirão Preto. Participarão do estudo 110 crianças e adolescentes (5 a 15 anos) de ambos os sexos, estudantes de escolas de Ribeirão Preto-SP (Ensino Fundamental e Médio). A força isométrica dos músculos abdutores de ombro, flexores e extensores de cotovelo, flexores e extensores de joelho, flexores plantares e dorsiflexores será mensurada pelo DHH utilizando posicionamentos já definidos na literatura. A confiabilidade intraexaminador, será obtida pela média das 3 medidas tomadas por um examinador, e a confiabilidade interexaminador, será obtida após a repetição do teste por um segundo examinador após intervalo de vinte minutos. Para análise dos resultados, será utilizada análise descritiva e gráficos e coeficiente de correlação intraclasse, considerando sexo, idade e dados antropométricos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEZO DALOIA, LIGIA MARIA; LEONARDI-FIGUEIREDO, MARISA MAIA; MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLAUDIA. Isometric muscle strength in children and adolescents using Handheld dynamometry: reliability and normative data for the Brazilian population. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 22, n. 6, p. 474-483, NOV-DEC 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.