Bolsa 14/21627-4 - Relações de gênero, Língua inglesa - BV FAPESP
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Flora, Jack e Amelia: as Alices alternativas de escritoras vitorianas

Processo: 14/21627-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cleide Antonia Rapucci
Beneficiário:Guilherme Magri da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/22913-3 - Christina Rossetti, Juliana Ingelow e Juliana h. Ewing: sua biografia e fortuna crítica, BE.EP.MS
Assunto(s):Relações de gênero   Língua inglesa   Literatura infantojuvenil   Era Vitoriana   Escritores   Inglaterra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Literatura Infantil | Literatura vitoriana | Relações de gênero | Literatura de língua inglesa

Resumo

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832 - 1898), foi um dos principais nomes da idade de ouro da literatura infantil. Embora o reino da didática já tivesse sido desafiado por outros autores, ele é um dos primeiros que publica, na Inglaterra, um texto que não tem como objetivo modelar seu leitor. Até então, os textos infantis apenas forneciam instruções morais e religiosas para que a criança, quando crescesse, se tornasse um adulto dentro dos padrões. Tanto em Alice's Adventures in Wonderland (1865), quanto em Through the Looking-Glass and what Alice found there (1871), a anti-heroína criada por Carroll é emancipadora, parte em busca de novos saberes. Autoras bastante conhecidas na época, Christina Rossetti (1830 - 1894), Jean Ingelow (1820 - 1897) e Juliana Ewing (1841 - 1885) escreveram obras de ficção que são hipertextos carrollianos. Este projeto tem como principal objetivo analisar as personagens protagonistas desses textos, pautando-se nos estudos de gênero e de literatura infantil, de forma a mostrar como elas são construídas e de que forma se assemelham e se diferenciam de Alice. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Guilherme Magri da. As Alices alternativas de Christina Rossetti, Jean Ingelow e Juliana Horatia Ewing. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

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