Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de transbordamento do desmatamento na Amazônia Legal

Processo: 14/19332-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Luis Squarize Chagas
Beneficiário:Luíza Cardoso de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/17942-4 - Efeitos de transbordamento do desmatamento na Amazônia Legal, BE.EP.MS
Assunto(s):Microeconomia   Desmatamento   Amazônia Legal   Fiscalização   Econometria

Resumo

A taxa de desmatamento na Amazônia Legal foi reduzida em 75% de 2005 para 2012. A principal razão apontada para a tendência de queda no desmatamento na Amazônia é uma série de políticas adotadas pelo governo federal para combater o avanço da fronteira agrícola sobre a floresta, notadamente o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), lançado em 2004. A literatura que avalia os efeitos das iniciativas ligadas ao PPCDAm, no entanto, não considera possíveis efeitos espaciais que podem afetar as estimações. O objetivo principal deste projeto é contribuir para o debate acerca da redução e do combate ao desmatamento através da incorporação de métodos de econometria espacial. O uso desses métodos mostra-se pertinentes devido (i) à possibilidade de tratamento heterogêneo dos infratores dependendo de fatores não-observáveis ligados a sua localização, como qualidade da unidade do IBAMA responsável pelo monitoramento e da vara judicial responsável pelo julgamento do caso; (ii) à existência de spill-over espacial, uma vez que o fato de um produtor ser autuado pode fazer com que seus vizinhos também passem a desmatar menos no futuro, se isso afetar a crença deles sobre a probabilidade de serem autuados caso cometam infrações; (iii) à simultaneidade das decisões de desmatamento: a decisão de um produtor de desmata áreas de floresta em sua propriedade pode estar ligada à decisão de desmatamento de seus vizinhos, porém só observa-se a área desmatada em equilíbrio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Luíza Cardoso de. Efeitos de transbordamento da lista de municípios prioritários na Amazônia brasileira. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.