Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervindo no clima da terra através de anéis heliotrópicos de poeira e nuvem de poeira no ponto lagrangiano L1

Processo: 15/00559-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Othon Cabo Winter
Beneficiário:Francisco Javier Tipán Salazar
Supervisor no Exterior: Colin Robert McInnes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Glasgow, Escócia  
Vinculado à bolsa:13/03233-6 - Dinâmica, controle e reconfiguração de satélites em formação de vôo em torno dos pontos lagrangianos, BP.PD

Resumo

Se apesar da redução nas emissões de gases de efeito estufa, for evidente que mudanças perigosas no clima global serão inevitáveis, então estratégias ativas para evitar as mudanças climáticas na Terra com caráter de emergência podem ser úteis. Até agora, vários métodos baseados em missões espacias, incluindo o sombreamento da Terra com um anel de partículas, ou protegendo a Terra com refletores sólidos ou refratores, foram considerados para reduzir a radiação solar e o aquecimento no caso em que o controle das emissões de gases não seja suficiente. No presente projeto, são propostos dois métodos de geoengenharia para intervir sobre o clima da Terra, envolvendo um anel elíptico ao redor da Terra apontando direto para o Sol, composto por partículas de poeira, e uma nuvem de poeira colocada na proximidade do ponto Lagrangiano L1. Isto será feito de modo que um conjunto de órbitas em torno da Terra e perto de L1 serão caracterizadas para prevenir futuras variações naturais do clima, produzindo uma modesta diminuição da temperatura global. No primeiro cenário ao redor da Terra, famílias de órbitas periódicas não-keplerianas serão exploradas, levando em conta os efeitos da pressão da radiação solar e a perturbação J2 (achatamento da Terra). Modelos analíticos e numéricos serão considerados para prever a evolução orbital do anel de poeira devido à pressão de radiação solar e os efeitos J2. No segundo cenário em torno do L1, vamos assumir que a nuvem de partículas estará se movendo sob a influência das forças gravitacionais devidas ao Sol e a Terra. Além disso, dado que a dimensão das partículas de poeira consideradas neste cenário é pequena, serão levadas em conta a pressão de radiação solar, efeito Poynting-Robertson, assim como as interações com o vento solar e a força de Lorentz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAZAR, F. J. T.; MCINNES, C. R.; WINTER, O. C. Periodic orbits for space-based reflectors in the circular restricted three-body problem. CELESTIAL MECHANICS & DYNAMICAL ASTRONOMY, v. 128, n. 1, p. 95-113, MAY 2017. Citações Web of Science: 5.
SALAZAR, F. J. T.; MCINNES, C. R.; WINTER, O. C. Intervening in Earth's climate system through space-based solar reflectors. Advances in Space Research, v. 58, n. 1, p. 17-29, JUL 1 2016. Citações Web of Science: 7.
SALAZAR, F. J. T.; WINTER, O. C.; MACAU, E. E.; MASDEMONT, J. J.; GOMEZ, G. Zero drift regions and control strategies to keep satellite in formation around triangular libration point in the restricted Sun-Earth-Moon scenario. Advances in Space Research, v. 56, n. 7, p. 1502-1518, OCT 1 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.