Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção em tempo real de óxido nítrico em microgotas através das técnicas SERS e SAXS

Processo: 15/01685-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Patricia Taladriz Blanco
Supervisor no Exterior: Christopher Abell
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/07173-8 - Nanopartículas e hidrogéis para a liberação fotoquímica de óxido nítrico, BP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Óxido nítrico

Resumo

Um dos desafios na síntese de carregadores utilizados na liberação de fármacos é a capacidade de liberar o fármaco de forma controlada e precisa. A liberação de óxido nítrico (NO) a partir da decomposição de S-nitrosotiois (RSNOs) na presença de nanoparticulas de ouro é uma potencial aproximação, já que a quantidade de NO liberada é controlada pela superfície das nanopartículas (NPs). Combinando a técnica analítica SERS, que permite a ultradetecção de moléculas, com microfluídos que oferece um microambiente para melhorar o controle das reações químicas, faz deste projeto interdisciplinar uma forte proposta para a detecção em tempo real de NO. Ademais, será usada a técnica de espalhamento de raios-X em baixo angulo (SAXS) para estudar a evolução da síntese das nanopartículas e o recobrimento das mesmas com o tiol em uma única microgota. Este projeto implica duas etapas, a) síntese de nanoparticulas em microgotas e b) reação entre as nanoparticulas de ouro e os RSNOs seguida in situ por SERS. Ambos passos, serão analisados in situ por SAXS na linha de luz SAXS1 no LNLS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABALDE-CELA, SARA; TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; DE OLIVEIRA, MARCELO GANZAROLLI; ABELL, CHRIS. Droplet microfluidics for the highly controlled synthesis of branched gold nanoparticles. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, FEB 5 2018. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.