Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprogramação de células germinativas embrionárias humanas

Processo: 14/26761-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 06 de maio de 2015
Vigência (Término): 05 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Daniele dos Santos Martins
Beneficiário:Aline Fernanda de Souza
Supervisor no Exterior: Susana M. Chuva de Sousa Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universiteit Leiden, Holanda  
Vinculado à bolsa:13/10542-5 - Epigenética da reprogramação em células germinativas embrionárias caninas, BP.DR

Resumo

Células germinativas são as responsáveis por transmitir o material genético para a próxima geração. A mal formação durante o seu desenvolvimento pode acarretar problemas de infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres. Ainda, existem poucas informações sobre os seus aspectos biológicos, moleculares e as causas que levam aos erros de diferenciação celular. Vários estudos tem demostrado em modelos animais e em humanos que é possível realizar o cultivo e a diferenciação in vitro de células germinativas. A utilização de células germinativas primordiais (PGCs) para a diferenciação em células germinativas embrionárias (EGCs) tem sido um importante modelo de estudo para descobrir a aquisição da pluripotencialidade, modificações epigenéticas e diferenciação em gametas. Os eventos específicos que levam as células hPGCs reprogramação para hEGCs não são bem compreendidos.. Portanto, objetiva-se nesta proposta entender os mecanismos subjacentes que levam a essa reprogramação durante o cultivo in vitro, como também analisar o seu perfil de marcas imprinting. Assim, com este estudo, espera-se que sejam melhor elucidados os mecanismos que levam a reprogramação das hEG cells, levando a uma maior compreensão sobre possíveis biotécnicas a serem utilizadas na medicina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEEREN, A. MARIJNE; HE, NANNAN; DE SOUZA, ALINE F.; GOERCHARN-RAMLAL, ANGELIQUE; VAN IPEREN, LIESBETH; ROOST, MATTHIAS S.; FERNANDES, MARIA M. GOMES; VAN DER WESTERLAKEN, LUCETTE A. J.; LOPES, SUSANA M. CHUVA DE SOUSA. On the development of extragonadal and gonadal human germ cells. BIOLOGY OPEN, v. 5, n. 2, p. 185-194, FEB 15 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.