Busca avançada
Ano de início
Entree

Transistores bioprotônicos utilizando filmes finos de eumelanina

Processo: 14/25332-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 15 de abril de 2015
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Frederico de Oliveira Graeff
Beneficiário:Luíz Gustavo Simão Albano
Supervisor no Exterior: Clara Santato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : École Polytechnique de Montréal, Canadá  
Vinculado à bolsa:13/09963-6 - Construção e caracterização de transistores orgânicos de efeito de campo em arquitetura vertical utilizando materiais nanoestruturados como eletrodo intermediário, BP.DD
Assunto(s):Dispositivos eletrônicos   Transistores   Melaninas

Resumo

A bioeletrônica é uma área com notável interesse científico e tecnológico devido à sua capacidade de relacionar sistemas eletrônicos e biológicos. Atualmente, um dos fenômenos em estudo é o transporte de prótons em materiais naturais. Dispositivos baseados neste tipo de transporte também vem sendo amplamente explorados. Nestes dispositivos, o comportamento híbrido de transporte em função da umidade relativa pode ser encontrando em um número considerável de materiais orgânicos, como por exemplo, a melanina. A melanina, sob diferentes condições de umidade relativa, apresenta uma condutividade elétrica híbrida. Devido às suas propriedades físico-químicas e alta biocompatibilidade, a melanina é uma candidata atraente para ser utilizada como camada ativa em dispositivos baseados no transporte híbrido.Assim, o presente projeto consiste em explorar a condução protônica de filmes finos de eumelanina obtidos a partir das principais rotas sintéticas com intuito de desenvolver transistores bioprotônicos. Atenção especial será dada à caracterização elétrica de filmes finos de eumelanina sob diferentes condições de umidade relativa, além da caracterização eletroquímica do material. Depois de determinar as melhores condições de condução protônica, os dispositivos serão montados e caracterizados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBANO, LUIZ G. S.; DI MAURO, EDUARDO; KUMAR, PRAJWAL; CICOIRA, FABIO; GRAEFF, CARLOS F. O.; SANTATO, CLARA. Novel insights on the physicochemical properties of eumelanins and their DMSO derivatives. Polymer International, v. 65, n. 11, p. 1315-1322, NOV 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.