Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil inflamatório na imunorregulação induzida pela fumaça do cigarro em dois modelos murinos de inflamação pulmonar alérgica crônica

Processo: 14/12398-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Milton de Arruda Martins
Beneficiário:Thayse Regina Bruggemann
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/26048-5 - Análise da interação entre células dendríticas e células T em um modelo murino de inflamação pulmonar alérgica crônica com exposição à fumaça de cigarro, BE.EP.DD
Assunto(s):Imunorregulação   Fumaça   Produtos do tabaco   Asma   Pneumonia   Hipersensibilidade   Ovalbumina   Muridae

Resumo

A asma afeta aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo e é a maior causa de internação hospitalar em crianças nos países desenvolvidos. Essa doença é incurável e por vezes refratária ao tratamento em um número significativo de pacientes. Em decorrência disso, vem sendo alvo de pesquisas na busca de compreender seus mecanismos. As taxas de prevalência de tabagismo entre pacientes asmáticos são semelhantes aos da população em geral. Fumantes asmáticos apresentam um declíneo acelerado na função pulmonar, sintomas mais severos da asma, aumento no número de internações além de aumentar o risco de mortalidade após admissão hospitalar devido a um episódio de asma potencialmente fatal, em comparação com asmáticos não-fumantes. O impacto da fumaça de cigarro na asma permanece controverso tanto clínica como experimentalmente. O objetivo deste trabalho é traçar o perfil inflamatório na imunorregulação provocada pela coexposição à fumaça do cigarro na inflamação alérgica pulmonar induzida previamente por ovalbumina (OVA). O efeito da fumaça do cigarro sobre a inflamação pulmonar alérgica induzida pela OVA será avaliado através da responsividade brônquica, remodelamento pulmonar, perfil de células inflamatórias pulmonares e sistêmicas e produção de anticorpos antígeno-específicos (IgG1, IgG2a e IgE) bem como a produção de citocinas inflamatórias e moduladoras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUGGEMANN, THAYSE REGINA; FERNANDES, PAULA; OLIVEIRA, LUANA DE MENDONCA; SATO, MARIA NOTOMI; MARTINS, MLTON DE ARRUDA; ARANTES-COSTA, FERNANDA MAGALHAES. Cigarette Smoke Increases CD8 alpha(+) Dendritic Cells in an Ovalbumin-Induced Airway Inflammation. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, JUN 16 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUGGEMANN, Thayse Regina. Análise do perfil inflamatório e de células dendríticas na imunomodulação induzida pela fumaça do cigarro em um modelo murino de inflamação pulmonar alérgica crônica. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.