Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da enzima Na, K-ATPase pela via do óxido nítrico e GMP cíclico no sistema nervoso central de camundongos nocaute para a proteína Klotho

Processo: 14/14199-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Marina Minto Cararo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):ATPase trocadora de sódio-potássio   Óxido nítrico sintase   GMP cíclico   Sistema nervoso central   Camundongos   Proteína Klotho   Glutamatos   Envelhecimento

Resumo

A proteína Klotho tem função antienvelhecimento, e os animais com alelo hipomórfico para Klotho (Kl-/-) apresentam uma síndrome de envelhecimento precoce cujo fenótipo (arteriosclerose, osteoporose, atrofia da pele, enfisema pulmonar e declínio cognitivo) pode ser revertido com o restabelecimento de Klotho. Sendo assim o camundongo Kl-/- é considerado um modelo de envelhecimento acelerado, podendo fornecer informações importantes quanto a função da proteína Klotho no Sistema Nervoso Central (SNC). Uma alteração significativa no SNC durante o envelhecimento é a redução da atividade da Na, K-ATPase, a qual tem a função de restabelecer os gradientes de Na+ e K+ após a despolarização neuronal, além de desempenhar um papel na modulação da expressão gênica e crescimento celular. Um transmissor implicado na regulação da Na, K-ATPase é o glutamato, que atua na via receptor N-metil-D-aspartato (NMDAR) - óxido nítrico sintase (NOS) - GMP cíclico (GMPc), a qual encontra-se alterada no envelhecimento. Sabe-se que alterações funcionais nesta enzima associadas a intensificação do estresse oxidativo aumentam a susceptibilidade do SNC aos processos neurodegenerativos como Doença de Alzheimer e distonia pankinsoniana. Tendo esses elementos em vista, o objetivo deste projeto é averiguar as alterações na função da Na, K-ATPase e nas vias de sinalização associadas ao glutamato (NMDAR-NOS-GMPc e estresse oxidativo) decorrentes da ausência da proteína Klotho, com a finalidade de comparar o comportamento desses parâmetros neste modelo de envelhecimento com os observados nos animais submetidos ao envelhecimento normal. Este estudo visa também avaliar a função da Klotho como uma provável estratégia farmacológica para atenuar os processos neurodegenerativos associados ao envelhecimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARARO-LOPES, MARINA MINTO; YOKOYAMA MAZUCANTI, CAIO HENRIQUE; SCAVONE, CRISTOFORO; KAWAMOTO, ELISA MITIKO; BERWICK, DANIEL CHARLES. The relevance of alpha-KLOTHO to the central nervous system: Some key questions. AGEING RESEARCH REVIEWS, v. 36, p. 137-148, JUL 2017. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARARO, Marina Minto. Sinalização via receptor N-Metil-D-Aspartato e modulação da Na+, K+-ATPase em camundongos hipomórficos para klotho: efeitos em hipocampo e cerebelo.. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.