Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da mutagenicidade, genotoxicidade e alterações no perfil de expressão gênica induzida pelo suplemento alimentar sinefrina em células humanas in vitro

Processo: 14/20344-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Diego Luis Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Sinefrina   Nutrigenômica   Testes de mutagenicidade   Ensaio cometa

Resumo

Utilizada anteriormente para o tratamento de hipotensões e também como descongestionante ocular, a sinefrina é um proto-alcalóide que naturalmente é encontrado no fruto imaturo ou casca de Citrus aurantium (laranja amarga) e amplamente utilizado em suplementos alimentares que objetivam perda de peso e melhora de desempenho esportivo. Estudos sobre os efeitos clínicos de sinefrina como hipertensão e taquicardia já foram descritos para animais e seres humanos, porém estudos de toxicologia genética ainda são ausentes na literatura. O objetivo deste estudo é avaliar a genotoxicidade e mutagenicidade de sinefrina, bem como analisar possíveis alterações em parâmetros enzimáticos e também determinar seus efeitos sobre a expressão gênica em linhagens humanas in vitro, e assim obter dados sobre os efeitos toxicogenéticos desta substância. Para isso, serão empregados ensaios em linhagem humana hepática tumoral (HepG2), linhagem coloretal tumoral (Caco-2) e linhagem gástrica primária normal. Para obtenção de dados sobre a possível ação citotóxica, mutagênica e genotóxica da sinefrina serão utilizados testes validados internacionalmente, como os ensaios do MTT, cometa e citoma micronúcleo; avaliados os efeitos no estado redox da célula por meio de diferentes quantificações enzimáticas e alterações quanto à expressão de genes relacionados ao estresse oxidativo, defesa antioxidante, ciclo celular e reparo de DNA, a fim de obter dados que possam auxiliar a elucidar as interações e os possíveis efeitos adversos dessa substância utilizada como suplemento alimentar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, DIEGO LUIS; THOMAZELA MACHADO, ANA RITA; MACHADO, CARLA DA SILVA; DA SILVA SANTOS, PATRICK WELLINGTON; AISSA, ALEXANDRE FERRO; MAZZARON BARCELOS, GUSTAVO RAFAEL; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Analysis of the cytotoxic, genotoxic, mutagenic, and pro-oxidant effect of synephrine, a component of thermogenic supplements, in human hepatic cells in vitro. Toxicology, v. 422, p. 25-34, JUN 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.