Busca avançada
Ano de início
Entree

Evidências sobre a relação entre metabolismo do folato e carbono-1 e três desfechos de importância em saúde: baixo peso ao nascer, persistência da infecção por HPV em homens e fatores de risco para doenças cardiovasculares

Processo: 14/12647-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dirce Maria Lobo Marchioni
Beneficiário:Juliana Araujo Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/15356-3 - Suplementação com ácido fólico e a origem desenvolvimentista da saúde e da doença: uma comparação entre estudos de coorte de nascimentos no Brasil e na Nova Zelândia, BE.EP.DR
Assunto(s):Consumo de alimentos   Doenças cardiovasculares   Homocisteína   Infecções por Papillomavirus

Resumo

A via metabólica do folato e carbono-1 possui grande importância na manutenção da saúde e o seu desequilíbrio se associa com complicações na gestação, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, fraturas e câncer. Este estudo pretende explorar a relação entre a via metabólica do folato e carbono-1 e três desfechos de importância em saúde: baixo peso ao nascer, persistência da infecção por HPV em homens e fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV). Serão utilizados dados do Estudo PROCRIAR, uma coorte de gestantes acompanhadas até o nascimento de seus filhos, onde será explorada relação entre consumo alimentar de folato, vitaminas B6 e B12 da gestante e baixo peso ao nascer de seu filho. O Estudo HIM (HPV Infection in Men) que possui também delineamento de coorte com seguimento por 4 anos de homens brasileiros avaliados semestralmente, incluindo dados de infecção por HPV em pênis, ânus e mucosa oral. Será avaliado se o consumo alimentar de folato, vitaminas B6 e B12 influencia a persistência da infecção por HPV em homens. A relação entre folato, vitaminas B6 e B12, homocisteína, hipertensão e outros fatores de risco para DCV será explorada levando em consideração interações dos polimorfismos da enzima MTHFR e ácidos graxos polinsaturados no estudo ISA-Capital 2008. Este último com delineamento transversal, de base populacional. Os três estudos utilizaram questionário de frequência alimentar e/ou recordatório alimentar de 24 horas para avaliação do consumo alimentar. Adicionalmente, no estudo ISA-Capital foram feitas dosagens sanguíneas de folato, B6, B12, homocisteína, ácidos graxos polinsaturados e polimorfismos da MTHFR. Variáveis demográficas, socioeconômicas, antropométricas, de estilo de vida, morbidade referida, história familiar de doenças, uso de suplementos e medicamentos serão considerados na análise dos dados. Todos os estudos finalizaram a coleta de dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, JULIANA ARAUJO; CASTRO, TERESA GONTIJO; GRANT, CAMERON C.; WALL, CLARE R.; DA SILVA CASTRO, ANA LUCIA; VIEIRA FRANCISCO, ROSSANA PULCINELI; VIEIRA, SANDRA ELISABETE; DIAS MEDICI SALDIVA, SILVIA REGINA; MARCHIONI, DIRCE MARIA. Dietary patterns are influenced by socio-demographic conditions of women in childbearing age: a cohort study of pregnant women. BMC PUBLIC HEALTH, v. 18, MAR 1 2018. Citações Web of Science: 5.
FERREIRA CARIOCA, ANTONIO AUGUSTO; GORGULHO, BARTIRA; TEIXEIRA, JULIANA ARAUJO; FISBERG, REGINA MARA; MARCHIONI, DIRCE MARIA. Dietary patterns in internal migrants in a continental country: A population-based study. PLoS One, v. 12, n. 10 OCT 16 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Juliana Araujo. Padrões alimentares, nutrientes do metabolismo do folato e homocisteína e três desfechos em saúde. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.