Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de imunossensores descartáveis para detecção de biomarcadores da doença de alzheimer

Processo: 14/22401-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ronaldo Censi Faria
Beneficiário:Tássia Regina de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Doença de Alzheimer   Sensores

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é uma das doenças associadas ao envelhecimento populacional com grande impacto social e econômico na saúde pública. Desta forma, pretende-se desenvolver imunossensores eletroquímicos para a detecção dos biomarcadores proteicos ²A1-42, P-Tau e ADAM10, em amostras de soro e/ou plasma sanguíneo de pacientes com diferentes estágios da DA. A detecção de biomarcadores da DA geralmente envolve técnicas morosas e de custo elevado. Neste sentido, este projeto tem como proposta o desenvolvimento de imunossensores eletroquímicos descartáveis para o diagnóstico da DA de forma simples e de baixo custo. As células eletroquímicas descartáveis serão baseadas em eletrodos de carbono depositados sobre folhas de poliéster. Os anticorpos monoclonais serão depositados no eletrodo por layer-by-layer e a detecção será realizada por meio da exposição do eletrodo modificado a solução com o respectivo biomarcador. Após o tempo de incubação, os eletrodos serão exposto a uma solução contendo o anticorpo policlonal referente ao biomarcador marcado com a enzima peroxidade de raiz forte (HRP). O monitoramento da reação de afinidade será realizado eletroquimicamente por meio da reação de enzimática da HRP utilizando peróxido de hidrogênio e hidroquinona como mediador redox. Por fim, pretende-se detectar os analitos em amostras de soro fetal bovino fortificadas com os diferentes biomarcadores e então aplicar o imunossensor em amostras reais de pacientes com DA em diferentes estágios. O trabalho conta com a participação da Profa. Dra. Márcia Cominetti do Departamento de Gerontologia do Universidade Federal de São Carlos que possui experiência na área e que nos dará suporte e fornecerá a amostras reais de pacientes portadores da DA.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, TASSIA R.; ERBERELI, CAMILA R.; MANZINE, PATRICIA R.; MAGALHAES, THAMIRES N. C.; BALTHAZAR, MARCIO L. F.; COMINETTI, MARCIA R.; FARIA, RONALDO C. Early Diagnosis of Alzheimer's Disease in Blood Using a Disposable Electrochemical Microfluidic Platform. ACS SENSORS, v. 5, n. 4, p. 1010-1019, APR 24 2020. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, TASSIA REGINA; FONSECA, WILSON TIAGO; SETTI, GRAZIELLE DE OLIVEIRA; FARIA, RONALDO CENSI. Fast and flexible strategy to produce electrochemical paper-based analytical devices using a craft cutter printer to create wax barrier and screen-printed electrodes. Talanta, v. 195, p. 480-489, APR 1 2019. Citações Web of Science: 7.
ULIANA, CAROLINA V.; DE OLIVEIRA, TASSIA R.; COMINETTI, MARCIA R.; FARIA, RONALDO C. Label-free evaluation of small-molecule-protein interaction using magnetic capture and electrochemical detection. ANALYTICAL AND BIOANALYTICAL CHEMISTRY, v. 411, n. 10, p. 2111-2119, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, TASSIA REGINA; MARTUCCI, DIEGO HENRIQUE; FARIA, RONALDO CENSI. Simple disposable microfluidic device for Salmonella typhimurium detection by magneto-immunoassay. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 255, n. 1, p. 684-691, FEB 2018. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180696009 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 25 de setembro de 2018

DISPOSITIVO PARA DETECÇÃO DO BIOMARCADOR ADAM10 PARA O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER, MÉTODO DE APLICAÇÃO DO REFERIDO DISPOSITIVO, USO DO DITO DISPOSITIVO PARA DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER, MÉTODO DE APLICAÇÃO DE ELISA PARA DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER PCT/BR2017/000086 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Ronaldo Censi Faria; Tássia Regina de Oliveira; Camila Regina Erbereli; Patricia Regina Manzine; Moralles; Márcia Regina Cominetti - 04 de agosto de 2017