Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da metformina no tecido ósseo ao redor de implantes de titânio inseridos em tíbias de ratos: avaliações histométricas e imunohistoquímicas

Processo: 14/22074-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Poliana Mendes Duarte
Beneficiário:Daniele Ferreira da Cruz
Instituição-sede: Universidade de Guarulhos (UNG). Campus Guarulhos-Centro. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia   Próteses e implantes   Ratos   Metformina   Receptor ativador de fator nuclear kappa-B

Resumo

Além de seu reconhecido efeito hipoglicemiante no tratamento de diabetes melito tipo 2, a metformina tem sido apontada como um agente farmacológico capaz de estimular a atividade de osteoblastos. Assim, o objetivo desse estudo será avaliar, por meio de análises histométricas e imunohistoquímicas, a influência da administração de metformina no contato osso-implante, área de preenchimento das roscas e número de células positivas para osteoprotegerina (OPG) e ligante do receptor do ativador do fator nuclear º² (RANKL) ao redor de implantes de titânio inseridos em tíbias de ratos. Trinta ratos Wistar serão separados de acordo com os seguintes grupos experimentais: Controle - administração de água durante todo o período experimental; Metformina - administração de metformina (100mg/Kg de peso corpóreo por dia) durante todo o período experimental. Um implante de titânio comercialmente puro e superfície rugosa, rosqueável, com 4,0 mm de comprimento por 2,2 mm de diâmetro será inserido em uma das tíbias dos ratos. Após trinta dias, será realizada a eutanásia dos animais. As tíbias serão removidas e processadas para obtenção de espécimes não-descalcificados (10 espécimes) e descalcificados (5 espécimes). As secções histológicas não-descalcificadas serão utilizadas para análise histométrica. As secções histológicas descalcificadas serão utilizadas para avaliação imunohistoquímica. Por meio de um programa de análise de imagens, as seguintes medidas serão obtidas: contato osso-implante, área de preenchimento ósseo dentro das roscas e o número de células positivas para OPG e RANKL ao redor dos implantes. Os dados histométricos e imunohistoquímicos serão analisados separadamente em osso cortical e medular. Para análise estatística, os resultados serão primeiramente submetidos ao teste de normalidade. Em seguida, de acordo com a normalidade dos dados, os mesmos serão comparados pelo teste t não-pareado ou pelo teste de Mann-Whitney. Um nível de significância de 5% será adotado para todas as análises.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS, MARTA FERREIRA; SERRAO, CAROLINE RIBEIRO; MIRANDA, TAMIRES SZEREMESKE; CRUZ, DANIELE FERREIRA; MALTA, FERNANDO DE SOUZA; DUARTE, POLIANA MENDES. Effects of metformin on bone healing around titanium implants inserted in non-diabetic rats. Clinical Oral Implants Research, v. 28, n. 10, p. E146-E150, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.