Bolsa 14/08040-4 - Linguagem, Português do Brasil - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de falantes do Português brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem no test of Narrative Language (TNL)

Processo: 14/08040-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Gabriela Mello Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Português do Brasil   Testes de linguagem   Narração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonoaudiologia | Llinguagem Infantil | Narração | Teste de linguagem | Linguagem

Resumo

O uso de instrumentos formais de avaliação pelo fonoaudiólogo tem sido cada vez mais frequente por proporcionar análise sistemática e quantificada do desempenho de um indivíduo em algumas habilidades específicas. Na análise do desempenho da habilidade de narrativa é possível observar a capacidade de fazer inferências, memorizar, organizar um esquema narrativo, estruturar sentenças e realizar escolhas lexicais. No Brasil, praticamente não há procedimentos sistemáticos para avaliação da linguagem falada em habilidades complexas, como é a narrativa oral de histórias. À vista disso, o objetivo geral desse trabalho é investigar o desempenho de falantes do Português brasileiro na versão brasileira do Test of Narrative Language (TNL). Participarão dessa pesquisa 140 sujeitos, entre cinco anos e 11 anos e 11 meses de idade, de ambos os gêneros, com desenvolvimento típico de linguagem, sendo subdivididos em sete grupos, com 20 sujeitos cada, de acordo com a faixa etária. O teste apresenta três formatos de avaliação: (1) sem apoio visual de figuras; (2) figura única e (3) cinco figuras em sequência. Cada formato possui duas tarefas, uma relativa à compreensão de narrativa e uma relativa à produção de narrativa, recontagem de histórias e elaboração de histórias baseadas nas figuras. Cada tarefa possui um escore, e ao final do teste, temos o escore geral da recepção e da expressão da narrativa. Os dados serão analisados por meio de análises estatísticas descritivas e testes paramétricos ou não paramétricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Gabriela Mello. Desempenho de falantes do português brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem no Test of Narrative Language (TNL). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.