Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de falantes do Português brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem no test of Narrative Language (TNL)

Processo: 14/08040-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Gabriela Mello Costa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Português do Brasil   Testes de linguagem   Narração

Resumo

O uso de instrumentos formais de avaliação pelo fonoaudiólogo tem sido cada vez mais frequente por proporcionar análise sistemática e quantificada do desempenho de um indivíduo em algumas habilidades específicas. Na análise do desempenho da habilidade de narrativa é possível observar a capacidade de fazer inferências, memorizar, organizar um esquema narrativo, estruturar sentenças e realizar escolhas lexicais. No Brasil, praticamente não há procedimentos sistemáticos para avaliação da linguagem falada em habilidades complexas, como é a narrativa oral de histórias. À vista disso, o objetivo geral desse trabalho é investigar o desempenho de falantes do Português brasileiro na versão brasileira do Test of Narrative Language (TNL). Participarão dessa pesquisa 140 sujeitos, entre cinco anos e 11 anos e 11 meses de idade, de ambos os gêneros, com desenvolvimento típico de linguagem, sendo subdivididos em sete grupos, com 20 sujeitos cada, de acordo com a faixa etária. O teste apresenta três formatos de avaliação: (1) sem apoio visual de figuras; (2) figura única e (3) cinco figuras em sequência. Cada formato possui duas tarefas, uma relativa à compreensão de narrativa e uma relativa à produção de narrativa, recontagem de histórias e elaboração de histórias baseadas nas figuras. Cada tarefa possui um escore, e ao final do teste, temos o escore geral da recepção e da expressão da narrativa. Os dados serão analisados por meio de análises estatísticas descritivas e testes paramétricos ou não paramétricos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Gabriela Mello. Desempenho de falantes do português brasileiro com desenvolvimento típico de linguagem no Test of Narrative Language (TNL). 2016. 69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.