Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de catalisadores suportados em nanotubos de carbono e avaliação de seu desempenho em fluxo contínuo

Processo: 14/26093-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 01 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Júlio Cezar Pastre
Beneficiário:José Augusto Forni
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05630-0 - Imobilização de sais de imidazol e tiazol em resinas monolíticas e avaliação de seu desempenho em reações organocatalizadas em condições de fluxo contínuo, BE.EP.MS
Assunto(s):Catalisadores   Nanotubos de carbono   Análise em fluxo contínuo   Catálise heterogênea

Resumo

O crescente número de publicações em química de fluxo contínuo mostra que essa área vem ganhando cada vez mais espaço e importância no meio acadêmico. Suas diversas vantagens, quando comparada ao modo batelada, a tornam também extremamente atrativa para o setor industrial, sendo que grandes empresas já fazem uso de protocolos em fluxo contínuo, tanto em suas linhas de produção quanto na etapa de pesquisa e desenvolvimento. Catálise heterogênea é uma vertente que pode ser facilmente explorada em fluxo. O fato do catalisador poder ser imobilizado em um leito fixo permite uma perfeita adequação dos protocolos existentes na literatura. Desta combinação surge uma série de vantagens, como uma maior durabilidade do catalisador e a simplificação dos processos de isolamento do produto final. Neste projeto pretende-se explorar um novo tipo de suporte para catálise heterogênea: os nanotubos de carbono. Até o presente momento não existem relatos na literatura do uso deste suporte para imobilizar catalisadores ou ligantes quirais. Em um momento inicial, pretende-se explorar esse novo suporte em reações de adição de reagentes de organozinco em aldeídos para a preparação de diarilmetanóis enantiomericamente puros ou enriquecidos. O catalisador será avaliado tanto em batelada quanto em fluxo contínuo. Neste estudo serão avaliados parâmetros tais como conversão, enantioseletividade e durabilidade/reciclabilidade do catalisador. Posteriormente, pretende-se expandir a metodologia para outras reações, dependendo dos resultados iniciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORNI, JOSE AUGUSTO; TONETO NOVAES, LUIZ FERNANDO; GALAVERNA, RENAN; PASTRE, JULIO C. Novel polystyrene-immobilized chiral amino alcohols as heterogeneous ligands for the enantioselective arylation of aldehydes in batch and continuous flow regime. CATALYSIS TODAY, v. 308, n. SI, p. 86-93, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.