Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos efeitos da quitosana e da terapia laser de baixa intensidade (LLLT) (associados ou não) no tratamento da osteoartrite: avaliação biológica in vitro e in vivo

Processo: 14/13702-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Carla Roberta Tim
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Fisioterapia   Osteoartrite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Osteoartrite | quitosana | Terapia Laser De Baixa Intensidade | Fisioterapia

Resumo

Osteoartrite (OA) é uma doença progressiva degenerativa caracterizada pela perda de cartilagem articular, remodelamento do osso subcondral, redução do espaço articular e formação de osteófitos, o que leva ao surgimento de quadros álgicos e perdas funcionais nos indivíduos acometidos. Assim, torna-se importante o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que visem amenizar o dano articular e prevenir a evolução da doença. Atualmente, a terapia laser de baixa intensidade (LLLT) e a quitosana tem demonstrado efeitos positivos no metabolismo da cartilagem. No entanto, os mecanismos de ação e os efeitos da associação de ambos os tratamentos ainda necessitam de elucidação. Com isso, o objetivo deste estudo será avaliar a viabilidade da quitosana e da LLLT (associados ou não), por meio da avaliação das respostas biológicas induzidas pelos tratamentos, através de estudos in vitro. Além disso, avaliar através de testes in vivo os efeitos da quitosana e da LLLT (associados ou não), em modelo experimental de OA induzida através da transecção do ligamento cruzado anterior (TLCA). Para isso, serão realizados os testes de viabilidade celular e interação da quitosana e a LLLT (associados ou não) (AsGaAl 808 nm; P=30 mW; D=10 J/cm2; E=0.3 J) (in vitro). Para os testes in vivo, serão utilizados 160 ratos Wistar, machos, separados em 4 grupos: grupo controle OA; grupo OA tratado com quitosana; OA irradiado com LLLT; OA tratado com quitosana e irradiados com LLLT. Os tratamentos serão iniciados 21dias após cirurgia de TLCA durante 30 e 60 dias. Será utilizado um laser AsGaAl 808 nm; P=50 mW; D=50 J/cm2; E=1.4 J, 3 vezes por semana em 2 pontos: na linha articular medial e lateral do joelho. Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos serão realizadas análises de citocinas no liquido sinovial, microtomografia computadorizada e análises morfológicas e morfométrica da cartilagem (celularidade, espessura, densidade de condrócitos e conteúdo de proteoglicanas), expressão protéica de Interleucina (IL-1², IL-4 e IL-10), colágeno tipo 2, alpha 1 (col2A1); e expressão gênica de col2A1, MMP-2, MMP-9 IL-1², TNF-±. Espera-se que os resultados deste projeto tragam significativa contribuição na elucidação dos mecanismos de ação da quitosana, da LLLT e da associação de ambos em um modelo experimental de OA, culminando assim no desenvolvimento de técnicas terapêuticas mais eficazes e seguras para serem empregadas no tratamento de doenças osteodegenerativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIM, CARLA ROBERTA; SANTI MARTIGNAGO, CINTIA CRISTINA; ASSIS, LIVIA; NEVES, LIA MARA; ANDRADE, ANA LAURA; SILVA, NALDIANA CERQUEIRA; PARIZOTTO, NIVALDO; PINTO, KARINA ZAMBONE; RENNO, ANA CLAUDIA. Effects of photobiomodulation therapy in chondrocyte response by in vitro experiments and experimental model of osteoarthritis in the knee of rats. Lasers in Medical Science, . (14/13702-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.