Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da frequência relativa e participação de subpopulações de células-tronco de câncer no processo de metástase em carcinoma epidermóide de boca

Processo: 15/00101-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Camila de Oliveira Rodini Pegoraro
Beneficiário:Nathália Martins Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07245-9 - Investigação do papel das células-tronco de câncer e do microambiente no processo de transição epitélio-mesenquimal, invasão e metástase do carcinoma epidermóide de boca, AP.JP
Assunto(s):Patologia bucal   Células-tronco neoplásicas   Metástase

Resumo

O carcinoma epidermóide de boca (CEB) é uma das neoplasias malignas mais comuns da região da cabeça e do pescoço e ainda resulta em grande morbidade e mortalidade anualmente, sendo a presença de metástase em linfonodos cervicais o fator prognóstico mais significante. Nesse sentido, estudos têm associado os mecanismos de progressão, recorrência tumoral e metástase com a presença e persistência de células-tronco de câncer (CSC, do inglês cancer stem cell), assim como a ativação do programa de transição epitélio-mesenquimal (EMT, do inglês epithelial-mesenchymal transition). Ainda, evidências recentes mostram que há uma ligação entre as CSC e o processo de EMT, de forma que as CSC correspondem à subpopulação celular mais migratória e com maior potencial metastático comparado com as demais subpopulações de células tumorais. Portanto, o objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão do comportamento biológico das células epiteliais tumorais capazes de invadir o tecido conjuntivo subjacente, atingir a circulação sanguínea e linfática e gerar metástases, na busca de possíveis marcadores biológicos de invasividade tumoral em CEB, com perspectiva de aplicação clínica. Para este fim, os níveis de expressão gênica e de proteínas relacionadas com os fenótipos de CSC (CD44, P75NGFR, BMI-1 e ALDH-1) e EMT (vimetina, SNAIL, AXL, E/N-caderina e TWIST1) serão avaliados por meio de qPCR, de forma comparativa, na linhagem de câncer de boca SCC-9, linhagem metastática correspondente SCC-9 LN1, gerada após indução da tumorigênese in vivo, bem como em células epiteliais de palato humano (CEPH) obtidos por meio de cultura primária. Os níveis de expressão protéica de alguns marcadores de CSC e EMT selecionados serão posteriormente avaliados por meio de imunofluorescência. Adicionalmente, as linhagens SCC-9 e SCC-9 LN1 serão analisadas em relação à capacidade de formação de colônias e esferas tumorais, como parte da avaliação da presença e proporção de células com propriedades de CSC dentre a população total. Acredita-se que ao final do estudo as moléculas estudadas contribuam para o esclarecimento sobre os mecanismos que regulam a metástase do CEB e possam fornecer novos alvos terapêuticos para inibição da invasão tumoral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODINI, CAMILA OLIVEIRA; LOPES, NATHALIA MARTINS; LARA, VANESSA SOARES; MACKENZIE, IAN CAMPBELL. Oral cancer stem cells - properties and consequences. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 6, p. 708-715, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
CAMILA OLIVEIRA RODINI; NATHÁLIA MARTINS LOPES; VANESSA SOARES LARA; IAN CAMPBELL MACKENZIE. Oral cancer stem cells - properties and consequences. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 6, p. -, Dez. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Nathália Martins. Estudo da frequência relativa e participação de subpopulações de células-tronco de câncer no processo de metástase em carcinoma epidermóide de boca. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.