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Ensino programado para planejamento e execução de aula para professores de Matemática de ensino fundamental

Processo: 14/20618-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Lucia Cortegoso
Beneficiário:Arthur Damião Médici
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Matemática   Professores   Ensino fundamental   Análise do comportamento   Programas de ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | Ensino Fundamental | Matemática | Planejamento de aula | Professores | Programação de Ensino | Análise do comportamento aplicada à programação de ensino e aprendizagem de matemática

Resumo

Tanto medidas governamentais quanto a literatura em Psicologia, análise do comportamento, educação e Pedagogia argumentam a favor da importância do ensino realizado de forma planejada e do papel primordial que o educador tem no planejamento e execução de aulas para criar um ambiente de aprendizagem eficaz e agradável. Além disso, também é sabido que ensinar por meio de condições programadas de ensino favorece o aprender e pode ser direcionado a diversas populações. A característica abstrata da Matemática tem incentivado vários pesquisadores a investigar como ocorre o aprendizado de habilidades matemáticas e de que forma o docente pode facilitar o processo de aprendizagem, entretanto a literatura em planejamento de aula com professores de Matemática é mais presente em âmbito internacional que majoritariamente não é aplicável ao contexto brasileiro. Considerando isto, o objetivo desta proposta é de elaborar um material de apoio a professores de Matemática de ensino fundamental que, por meio de ensino programado, auxilie esses professores a planejar aulas. A elaboração ocorrerá colaborativamente entre o pesquisador principal, um profissional com entendimento de Matemática e interesse em promoção de competências docentes e análise do comportamento e um profissional com entendimento em programação de ensino. A aplicação visa o aperfeiçoamento do programa e será realizada junto a um professor em atividade no ensino fundamental e licenciado em Matemática, que será solicitado a elaborar planos de ensino para serem aplicados com suas turmas. É esperado que o trabalho contribua para o entendimento do comportamento de planejar aulas e se torne acessível, tanto a pesquisadores quanto a profissionais de ensino em geral. (AU)

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