Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta tecidual da próstata frente ao tratamento com Nintedanibe em camundongos transgênicos para o adenocarcinoma (TRAMP) em diferentes estágios de desenvolvimento do tumor

Processo: 13/26677-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 01 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Valéria Helena Alves Cagnon Quitete
Beneficiário:Raquel Frenedoso da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/13913-2 - Mecanismo molecular com base em Nintedanibe na terapia do câncer da próstata, BE.EP.DR
Assunto(s):Próstata   Neoplasias da próstata

Resumo

O câncer de próstata tem sido amplamente estudado devido ao grande número de indivíduos afetados por esse tipo de lesão, além da complexidade de funcionamento e desenvolvimento desse órgão se considerando a importante interação epitélio-estroma como fator primordial para a alteração prostática. Especial atenção tem sido dada ao estudo dos inibidores da via de FGFs e VEGF, como o Nintedanibe (BIBF 1120), um composto capaz de inibir a angiogênese, impedir a proliferação celular e diminuir o volume tumoral, utilizado na prevenção, intervenção e regressão do câncer de próstata. Uma vez que não há a cura direta por meio de agentes químicos para o câncer de próstata em estágio avançado e que ainda não se conseguiu estabelecer estratégias terapêuticas totalmente seguras e eficazes para o tratamento, estudos priorizando novas drogas com modelos animais que simulem essa doença no homem têm sido fundamentais para que estratégias efetivas na prevenção e progressão dessa doença sejam conhecidas. No presente estudo, camundongos transgênicos para adenocarcinoma de próstata (TRAMP) serão tratados com Nintedanibe, na dose de 10mg/Kg/dia, em diferentes estágios do desenvolvimento tumoral, ou seja, lesão maligna prostática nos estágios inicial (8 semanas), intermediário (12 semanas) e avançado (22 semanas). Após o fim do tratamento, o lobo ventral da próstata será coletado para análise do perfil estrutural, imunohistoquímico e da quantificação proteica por Western Blotting e análise de toxicidade da droga através da morfologia do fígado. Além disso, serão analisados os possíveis processos metastáticos e possíveis efeitos adversos do Nintedanibe nos testículos dos animais através de análise de quantidade e qualidade espermática e de imunohistoquímica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANGRAZI, ELLEN NOGUEIRA; DA SILVA, RAQUEL F.; KIDO, LARISSA A.; MONTICO, FABIO; CAGNON, VALERIA H. A. Nintedanib treatment delays prostate dorsolateral lobe cancer progression in the TRAMP model: contribution to the epithelial-stromal interaction balance. Cell Biology International, v. 42, n. 2, p. 153-168, FEB 2018. Citações Web of Science: 2.
DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; NOGUEIRA-PANGRAZI, ELLEN; KIDO, LARISSA AKEMI; MONTICO, FABIO; ARANA, SARAH; KUMAR, DILEEP; RAINA, KOMAL; AGARWAL, RAJESH; ALVES CAGNON, VALERIA HELENA. Nintedanib antiangiogenic inhibitor effectiveness in delaying adenocarcinoma progression in Transgenic Adenocarcinoma of the Mouse Prostate (TRAMP). JOURNAL OF BIOMEDICAL SCIENCE, v. 24, MAY 12 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.