Busca avançada
Ano de início
Entree

Numts em Meliponini (Hymenoptera: Apidae): prospecção genômica, origem e evolução

Processo: 14/25023-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Cristina Arias
Beneficiário:Elaine Aparecida Françoso
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apidae   Genoma mitocondrial   Meliponini

Resumo

Numts são cópias não funcionais de genes de origem mitocondrial presentes no genoma nuclear. Essas regiões têm sido acidentalmente reconhecidas em diversos organismos pela presença de indels e stop códons em suas sequências. Em Meliponini, numts foram descritos em três espécies, e nossos resultados preliminares comprovaram a presença desses pseudogenes em outras três. O objetivo principal desse projeto é estudar os numts dentro de um contexto evolutivo. Pretende-se testar a hipótese de que os numts encontrados até agora em Meliponini são exclusivos dessa tribo, ou alternativamente, se a origem é mais basal dentro do grupo das abelhas corbiculadas. Para isso, espécies de Meliponini que representem toda a tribo e espécies de abelhas corbiculadas serão analisadas. Os genomas nuclear e mitocondrial serão isolados e utilizando-se de sondas dos genes mitocondriais, será possível isolar as cópias mitocondriais presentes no núcleo. Assim, os genes mitocondriais e seus respectivos numts serão caracterizados para entender onde e quando, num contexto evolutivo, os eventos de formação dos numts ocorreram.Numts podem ser ao mesmo tempo um obstáculo e uma nova ferramenta para análises evolutivas. Entender a origem e evolução desses pseudogenes será importante não só para o grupo econômica e ecologicamente importante das abelhas corbiculadas, mas também para diversos estudos que usam genes mitocondriais como principais marcadores moleculares, como em análises filogenéticas, filogeográficas, genética de população e identificação molecular de espécies por DNA barcode. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCOSO, ELAINE; ZUNTINI, ALEXANDRE RIZZO; RICARDO, PAULO CSERI; NALDI SILVA, JOAO PAULO; BRITO, RUTE; OLDROYD, BENJAMIN P.; ARIAS, MARIA CRISTINA. Conserved numts mask a highly divergent mitochondrial-COI gene in a species complex of Australian stingless bees Tetragonula (Hymenoptera: Apidae). MITOCHONDRIAL DNA PART A, v. 30, n. 7, p. 806-817, OCT 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.