Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado de mindfulness em pacientes na pós-menopausa: comparação entre diferentes distúrbios de sono e um grupo controle

Processo: 14/25468-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Helena Hachul de Campos
Beneficiário:Zaira Fernanda Martinho Nicolau
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do sono   Atenção plena   Medicina do sono   Pós-menopausa   Apneia   Insônia

Resumo

O climatério é marcado por uma falência ovariana e menor produção de estrogênio. Isso ocasiona modificações no metabolismo feminino e uma série de sintomas podem ocorrer, tais como: ondas de calor, irritabilidade, insônia, entre outros. Queixas de sono são comuns em mulheres na transição menopausal e pós-menopausa. Pacientes com aumento do escore na escala de mindfulness apresentavam menos sintomas climatéricos que as que tinham menor escore nessa escala, apresentando também melhor qualidade de vida medida por meio de questionários específicos. O presente estudo procura comparar o estado de mindfulness nas mulheres na pós-menopausa e suas queixas a cerca da síndrome do climatério e distúrbios do sono em comparação com um grupo controle. Será feito um estudo transversal com a aplicação de questionários específicos do climatério, distúrbios do sono e mindfulness.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICOLAU, ZAIRA F. M.; BEZERRA, ANDREIA G.; POLESEL, DANIEL N.; ANDERSE, MONICA L.; BITTENCOURT, LIA; TUFIK, SERGIO; HACHUL, HELENA. Premenstrual syndrome and sleep disturbances: Results from the Sao Paulo Epidemiologic Sleep Study. PSYCHIATRY RESEARCH, v. 264, p. 427-431, JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.