Busca avançada
Ano de início
Entree

Deliberação on-line e participação política na sociedade da informação: o potencial do website Vota na web

Processo: 14/12307-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Caroline Kraus Luvizotto
Beneficiário:Daniele Ferreira Seridório
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/18826-8 - Mediação, internet e esfera pública, BE.EP.MS
Assunto(s):Participação política   Sociedade da informação   Web sites

Resumo

A expansão e inerência do ambiente on-line possibilitaram às assembleias de praça pública alcançar fóruns, sites e outras plataformas digitais de interação. Para o processo deliberativo foi cunhado um novo termo, a deliberação on-line. Esta pesquisa pretende refletir sobre a deliberação on-line e os processos comunicativos e interativos que a envolvem, aplicados à microanálise do debate poder definir a qualidade de um ambiente deliberativo on-line. Para esta análise, é primordial verificar também a arquitetura do website e a presença de ferramentas que auxiliem no processo de deliberação on-line. O objeto de estudo será o website Vote na Web - criado em 2009 pela empresa Webcitizen - que tem como objetivo aproximar os cidadãos do ambiente deliberativo da câmara dos deputados. A análise irá se constituir da descrição das ferramentas de arquitetura do website e da microanálise do debate sobre um projeto de lei apresentado no Vote na Web: o projeto 7633/2014. Acreditamos que esse estudo contribuirá para a reflexão sobre a interação dos atores sociais em ambientes virtuais de deliberação e sobre o potencial deliberativo de websites que proponham a participação, como o exemplo do Vote na Web. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERIDÓRIO, Daniele Ferreira. Comunicação, participação política e deliberação na internet : uma análise do Vote na Web. 2016. 163 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.