Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e dinâmica de dados de espectroscopia no infravermelho próximo durante o estado basal com redes complexas

Processo: 15/00576-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Rickson Coelho Mesquita
Beneficiário:Sergio Luiz Novi Junior
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Redes complexas   Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho   Imagem por ressonância magnética funcional   Ressonância magnética funcional em estado de repouso   Cérebro   Conectividade cerebral   Neurociências   Neuroimagem

Resumo

O cérebro humano é organizado como um sistema altamente complexo no qual regiões podem ser representadas como redes interconectadas estruturalmente e sincronizadas funcionalmente. Como resultado, a teoria de redes complexas tem sido empregada em imagens por Ressonância Magnética funcional (fMRI) para investigar a função cerebral durante o estado de repouso. Além de fMRI, a Espectroscopia no Infravermelho próximo (NIRS) é outra técnica de neuroimagem que se destaca por sua portabilidade, baixo custo e alta resolução temporal. NIRS se beneficia de uma "janela óptica" - na qual a luz no infravermelho próximo é menos absorvida - para estimar a informação da fisiologia do cérebro humano. Embora há estudos de conectividade funcional com NIRS, uma abordagem complexa nunca foi empregada para o entendimento das características fundamentais da atividade cerebral espontânea em dados de NIRS. Assim, este projeto tem como objetivo investigar a conectividade cerebral durante o estado de repouso com experimentos de NIRS e uma abordagem promissora fundamentada em física estatística. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOVI, SERGIO L.; RODRIGUES, RENATO B. M. L.; MESQUITA, RICKSON C. Resting state connectivity patterns with near-infrared spectroscopy data of the whole head. BIOMEDICAL OPTICS EXPRESS, v. 7, n. 7, p. 2524-2537, JUL 1 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.