Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da materialização do Plano Diretor através da detecção de alterações nos mapas urbanos: estudo de caso do Plano Diretor de Presidente Prudente (1996-2008)

Processo: 14/11096-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Guilherme Henrique Barros de Souza
Beneficiário:Ana Carolina Francisco
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Planos diretores   Mapeamento   Planejamento territorial urbano

Resumo

Os processos de planejamento envolvem diversas ferramentas e conceitos que apoiam todas as etapas, desde o diagnóstico até a avaliação de um Plano estabelecido. No caso das cidades, o Plano Diretor é objeto de diversas etapas para sua concepção e implementação. Porém muitas vezes esse processo muda de rumo a partir de diretrizes não previstas ou até mesmo por questões políticas. Essas mudanças muitas vezes não ficam facilmente evidentes em documentos, porém é possível encontrar os indicativos de mudanças no desenho das cidades, a partir do uso de imagens de satélites, mapas, cartas ou outros produtos cartográficos. Esse projeto visa estudar a materialização do Plano Diretor de Presidente Prudente no período de 1996-2008 a partir de produtos cartográficos disponíveis, sejam por órgãos públicos ou por disseminadores de informação geográfica. Ao fim dessa pesquisa, pretende-se obter uma sistemática de análise do processo de implantação de um Plano Diretor e como isso se materializa sob uma análise estritamente cartográfica e avaliar a importância dos produtos cartográficos em todas as etapas de um Plano Diretor.