Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físicas de sistemas de interesse para a indústria de óleos e de produção de biodiesel: determinação de dados experimentais, modelagem e predição

Processo: 14/09757-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Cintia Bernardo Gonçalves
Beneficiário:Priscila Missano Florido
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades físicas   Densidade (física)   Viscosidade

Resumo

Óleos e gorduras, tanto de origem animal como vegetal, têm um importante papel como insumo em diversas áreas. O conhecimento de suas propriedades físicas permite aprimorar os processos de purificação por extração líquido-líquido e os processos de obtenção de óleos vegetais a partir de matrizes sólidas, por extração sólido-líquido. Para misturas contendo ésteres graxos, a compilação de um banco de dados de viscosidade pode ser útil para a projeção de equipamentos em processos que envolvam a produção de biodiesel. Devido ao grande número de variáveis que podem afetar o processo, a aquisição de dados em todas as condições de interesse não é viável e métodos para estimar estas propriedades são de grande importância prática. Este projeto de doutorado tem por objetivo ampliar o banco de dados de viscosidade e densidade de misturas contendo compostos graxos e solventes alcoólicos ou hexano, em diferentes composições e temperatura. Os dados obtidos serão complementares aos da literatura formando um banco que será utilizado na obtenção de novos parâmetros do modelo UNIFAC-VISCO. Os parâmetros obtidos serão utilizados para predizer a viscosidade de sistemas reais, tais como biodieseis metílicos e misturas formadas por óleos vegetais, ácidos graxos e solventes, cujos dados não farão parte do banco utilizado na modelagem. Serão ainda realizados testes preditivos com os modelos GC-UNIMOD (para a viscosidade) e o GCVOL (para a densidade). Além dos dados de viscosidade e densidade, serão obtidos dados de tensão superficial para as misturas em estudo, que serão correlacionados pelo modelo proposto por Chunxi et al. O volume molar de excesso e o coeficiente de atividade das misturas serão calculados e, considerando que estes dados estão relacionados a não-idealidade das misturas, propõe-se correlacioná-los. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORIDO, PRISCILA M.; LOBO, DEBORAH P. S.; PINTO, CAMILA N.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C.; GONCALVES, CINTIA B. Physical properties of systems of interest to the edible oil industry: Viscosities and densities of model systems formed by (triacylglycerol plus fatty acid plus solvent). JOURNAL OF CHEMICAL THERMODYNAMICS, v. 113, p. 198-212, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.