Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa molecular de fungos patogênicos em quirópteros da região de Botucatu – SP

Processo: 14/23234-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Giselle Souza da Paz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses   Fungos   Histoplasma   Cryptococcus   Paracoccidioides   Morcegos   Micoses   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fungos | Micoses sistemicas | Morcegos | Zoonoses

Resumo

Atualmente, dentre as doenças emergentes a maioria são zoonoses, e os morcegos desempenham papel importante como fonte de infecção ou transmissão de agentes infecciosos. Histoplasmose, criptococose e paracoccidioidomicose são doenças fúngicas relatadas em diversas espécies animais, podendo seus agentes serem isolados de grutas, cavernas, solo e fezes de animais. Desta forma o objetivo do presente estudo é realizar a detecção molecular dos fungos Histoplasma capsulatum, Cryptococcus spp. e Paracoccidioidis brasiliensis em quirópteros no município de Botucatu e região, no estado de São Paulo. Serão coletados pulmão, baço e fígado de quirópteros durante o período de 12 meses para a pesquisa e diagnóstico de H. capsulatum, C. neoformans e P. brasiliensis utilizando as técnicas de diagnóstico molecular: Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e Nested-PCR. Será realizado o georreferenciamento das amostras com auxílio do software Arcgis 10.1® para a geração de mapas de distribuição dos pontos de recolhimento dos animais. O delineamento do estudo será de série de casos, analisando a frequência das espécies recolhidas, hábitos dos animais e local encontrado. A análise estatística será realizada pela distribuição e frequência das características de interesse dos casos como: espécie, hábito alimentar dos morcegos e local encontrado. Em seguida, submetida à análise com procedimento PROC FREC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA PAZ, GISELLE S.; ADORNO, BRUNNA MAYLA V.; RICHINI-PEREIRA, VIRGINIA B.; BOSCO, SANDRA M. G.; LANGONI, HELIO. Infection by Histoplasma capsulatum, Cryptococcus spp. and Paracoccidioides brasiliensis in bats collected in urban areas. TRANSBOUNDARY AND EMERGING DISEASES, v. 65, n. 6, p. 1797-1805, . (15/07627-4, 14/23234-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAZ, Giselle Souza da. Pesquisa molecular de fungos patogênicos em quirópteros da região de Botucatu-SP. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.