Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia da Aloysia polystachya (Griseb.) Moldenke (Verbenaceae) em sintomas de ansiedade

Processo: 14/22298-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Fabio Carmona
Beneficiário:Priscila Alves Batista
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoterapia   Ansiedade   Verbenaceae   Aloysia virgata   Polystachya   Ensaio clínico

Resumo

A ansiedade é um transtorno altamente prevalente no Brasil e no mundo. Apesar de não ser progressiva, também não remite com o tempo, resultando em elevado custo para o indivíduo e a sociedade. O tratamento farmacológico da ansiedade apresenta efeitos colaterais indesejáveis, requer acompanhamento psiquiátrico e nem sempre está disponível no SUS. Uma das espécies brasileiras que mais tem potencial para se tornar um medicamento fitoterápico de amplo uso no país para o tratamento da ansiedade é a Aloysia polystachya (Griseb.) Moldenke, que possui atividade ansiolítica e antidepressiva. Propomos aqui a realização de um ensaio clínico fase 3, de alocação aleatória, duplo-cego, controlado por placebo, para investigar o efeito da droga vegetal de A. polystachya em adultos com sintomas de ansiedade. Nossa hipótese é que, em adultos com sintomas ansiosos, a administração da droga vegetal de A. polystachya, comparando-se com placebo, resulta em redução de pelo menos 5 pontos na escala HAM-A, após 8 semanas de tratamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMONA, FABIO; CONEGLIAN, FERNANDO SARAIVA; BATISTA, PRISCILA ALVES; ARAGON, DAVI CASALE; ANGELUCCI, MATEUS ANDREA; MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI; SOARES PEREIRA, ANA MARIA. Aloysia polystachya (Griseb.) Moldenke (Verbenaceae) powdered leaves are effective in treating anxiety symptoms: A phase-2, randomized, placebo-controlled clinical trial. Journal of Ethnopharmacology, v. 242, OCT 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.