Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre anfípodes herbívoros e algas: a identidade da alga hospedeira influência a estrutura genética de populações de herbívoros?

Processo: 14/15614-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Pedro Augusto da Silva Peres
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia evolutiva   Amphipoda   Algas   Macroalgas   Estruturas genéticas   Animais herbívoros   Sargassum   Cymadusa filosa   Dictyota   Padina

Resumo

Mesoherbívoros possuem uma estreita relação com macroalgas porque é nelas que encontram abrigo e alimento. As macroalgas apresentam diferentes perfis químicos, o que pode influenciar a produção de feromônios de pequenos herbívoros que as consomem, como os anfípodes. Dessa forma, o uso de uma macroalga como hospedeira por anfípodes herbívoros pode ter severas consequências para o encontro de parceiros sexuais, reprodução e, consequentemente, para a variabilidade genética das populações desses animais. Considerando o potencial de adaptação local de anfípodes herbívoros a certas espécies de algas hospedeiras, bem como a rápida mudança de preferência alimentar ao longo de poucas gerações, tais herbívoros compõem um modelo adequado para testar o efeito do hospedeiro sobre a estrutura genética dessas populações. Entretanto, não há estudos que relatam como se dá essa relação em termos genéticos entre os anfípodes e diferentes espécies de macroalgas em pequenas escalas. Nesse projeto, utilizarei como modelo o anfípode herbívoro Cymadusa filosa para avaliar a diversidade genética de indivíduos associados a Sargassum, Dictyota e Padina, macroalgas que frequentemente ocorrem em simpatria em costões rochosos e que são diferentes. Investigarei como está parcionada a diversidade genética entre as populações de anfípodes, além de testar uma possível existência de diferentes subpopulações restritas às macroalgas que habitam. Assim, será possível uma maior compreensão de como macroalgas podem influenciar a evolução de pequenos herbívoros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, PEDRO A.; AZEVEDO-SILVA, MARIANNE; ANDRADE, SONIA C. S.; LEITE, FOSCA P. P. Is there host-associated differentiation in marine herbivorous amphipods?. Biological Journal of the Linnean Society, v. 126, n. 4, p. 885-898, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
PERES, PEDRO A. S.; AZEVEDO-SILVA, MARIANNE; LEITE, FOSCA P. P. Development and characterization of novel microsatellite loci for the amphipod Cymadusa filosa. MARINE BIODIVERSITY, v. 48, n. 3, p. 1683-1686, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.