Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e potencial biotecnológico do mobiloma presente ao longo da Bacia do Rio Tietê

Processo: 14/09692-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Luiz Ricardo Olchanheski
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia microbiana   Metagenoma   Plasmídeos   Rio Tietê
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia microbiana | elementos móveis | fatores ambientais | metagenoma | plasmídios | plasmidoma | Ecologia microbiana

Resumo

O rio Tietê percorre 1.150 km, nascendo na Serra do Mar e desaguando no rio Paraná. Neste percurso, o rio passa por diversas áreas preservadas da Mata Atlântica e regiões metropolitanas, como a cidade de São Paulo onde o rio recebe uma grande quantidade de poluentes industriais e esgoto doméstico. Apesar de sua importância ambiental e social, poucos estudos têm como objetivo o estudo da microbiota presente neste rio. Um dos fatores que conferem resistência e vantagem evolutiva de determinados organismos é a transferência horizontal de genes, que faz com que organismos suscetíveis a determinadas alterações ambientais passem a apresentar resistência, mantendo a diversidade mesmo em condições desfavoráveis. Determinadas características ambientais desencadeiam uma maior transferência de genes, porém este tipo de estudo não vem sendo muito explorado, principalmente no que diz respeito a condições ambientais. Além disto, determinados genes que podem ser transferidos horizontalmente podem apresentar interesse biotecnológico, e o conhecimento dos fatores que alteram as taxas de transferência e síntese passam a ser de extrema importância. Sendo assim, este projeto tem como objetivos: 1) Verificar a distribuição de elementos móveis (principalmente plasmídios) ao longo do rio Tietê; 2) verificar se existem fatores ambientais que modulam a distribuição dos elementos móveis; 3) observar quais genes estão presentes nos elementos móveis e 4) verificar a importância biotecnológica das enzimas sintetizadas. Para isso, a diversidade microbiana do Rio Tietê está sendo avaliada por métodos independentes de cultivo, permitindo uma ampla caracterização desta diversidade ao longo do Rio Tietê. Além disso, bibliotecas metagenômicas serão obtidas e a informação genética presente nestas bibliotecas permitirá avaliar a presença de sequências mobilizáveis nas regiões com diferentes níveis de poluentes. Finalmente, plasmídios presentes nestes sites serão capturados em bactérias receptoras, sequenciados, identificados e os genes presentes serão caracterizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLCHANHESKI, Luiz Ricardo. Diversidade e potencial do mobiloma presente ao longo da bacia do Rio Tietê.. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.