Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o experimental e o especulativo, o lugar do "jovem artista" no sistema da arte brasileira contemporânea: estudos de caso de 6ª JAC; como vai você, geração 80?, Antarctica artes com a folha e 1ª bolsa Pampulha

Processo: 14/14479-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Domingos Tadeu Chiarelli
Beneficiário:Ana Maria Maia Antunes
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Arte contemporânea   Arte brasileira   Exposições de arte   Artistas

Resumo

A juventude é um recurso fundamental para o sistema da arte, seja porque arregimenta a experimentação artística, crítica e institucional quanto porque torna-se objeto de voraz especulação por parte do mercado. Tendo em vista essa hipótese de trabalho, o projeto adota como estudo de caso quarto exposições de arte contemporânea ocorridas entre os anos 1970 e 2000, todas dedicadas a artistas em começo de carreira. Sua ocorrência esparçada ao longo das décadas torna possível a leitura de mudanças estruturais no sistema de arte, que os condicionam e das quais certamente nascem seus diagnósticos e programas de atividades. No intervalo de quarto décadas, vale tornar a perguntar-se, à luz dos diferentes contextos de cada uma das mostras: que critérios configuram a juventude de um artista e de sua obra? Que programas e motivações pautam a experimentação artística no Brasil? Que papel as instituições exercem em relação ao mercado de arte, e vice-versa? Como a chancela institucional dessas iniciativas agrega valores para a carreira dos artistas e para a comercialização de suas obras? Trata-se aqui de observar casos e analisar aspectos da relação do sistema da arte brasileiro com o "capital juventude" (Cf. Débord,1997, p.109). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTUNES, Ana Maria Maia. Jovens artistas segundo o tempo, os agentes e marcos de um circuito As narrativas do Antarctica Artes com a Folha para uma \"geração 90\" brasileira. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.