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Impacto do tratamento restaurador atraumático associado a estratégias educativas em saúde bucal na ansiedade odontológica de escolares

Processo: 14/20464-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paula Midori Castelo Ferrua
Beneficiário:Juana Rosmeri Salas Huamani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento dentário restaurador sem trauma   Saúde bucal   Ansiedade ao tratamento odontológico   Educação em saúde bucal   alfa-Amilases   Crianças   Hidrocortisona

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o impacto do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) associado a duas abordagens educativas em saúde bucal na ansiedade odontológica de escolares, em termos de autopercepção, comportamento ansioso, níveis salivares de cortisol e alfa-amilase e Frequência Cardíaca (FC). Serão selecionadas 135 crianças, de seis e sete anos, de ambos os gêneros, escolares das redes municipais de Saltinho e Charqueada, SP, com pelo menos um molar decíduo acometido por lesão de cárie em dentina. Todas as crianças selecionadas serão submetidas ao TRA e a estratégia educativa e serão divididas em três grupos de acordo com o tipo de intervenção a ser aplicada: estratégia tradicional + TRA + estratégia aprimorada (G1=45), estratégia aprimorada + TRA (G2=45) e TRA + estratégia aprimorada (G3=45). A estratégia tradicional consistirá de explanação de estruturas da cavidade bucal, dos fatores etiológicos relacionados à cárie, orientação e práticas de higiene bucal, papel do dentista na restauração de dentes cariados, durante quatro semanas consecutivas, uma vez por semana. Esta estratégia estará baseada na forma tradicional de transmissão de conhecimentos. A estratégia aprimorada consistirá do mesmo período e conteúdo da estratégia tradicional com a diferença que serão palestras más participativas para a criança baseado no reforço e a interação. A autopercepção de ansiedade odontológica será avaliada pela versão modificada do Venham Picture Test (VPT-m) em três momentos: antes da estratégia educativa, antes e após o TRA. O comportamento ansioso será avaliado pela escala Modified Venham Anxiety Scale (VAS-m) em quatro momentos: durante explanação, escavação, inserção do material e logo após o TRA. A coleta de saliva para dosagem de cortisol e alfa-amilase será realizada por meio de salivettes em quatro momentos: antes da estratégia educativa (baseline), 10 minutos antes do TRA (T0), 25 (T1) e 35 minutos (T2) após o TRA. A dosagem de cortisol e alfa-amilase será realizada utilizando de kits enzimaimunoensaio e análise de densidade óptica por meio de leitora ELISA. A FC máxima e média será aferida utilizando cardiofrequencímetro em seis momentos: antes da estratégia educativa (baseline), 10 minutos antes do TRA, durante explanação, escavação, inserção do material e logo após o TRA. A descrição das variáveis em estudo e sua correlação serão analisadas utilizando-se análise estatística descritiva, teste de normalidade, testes paramétricos e não paramétricos, onde apropriados. O nível de significância a ser considerado será de ±= 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAS HUAMANI, JUANA ROSMERI; BARBOSA, TAIS DE SOUZA; DE FREITAS, CAMILA NOBRE; DE SOUSA, KARINA GUEDES; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ; LEAL, SORAYA COELHO; MIALHE, FABIO LUIZ; CASTELO, PAULA MIDORI. Assessment of anxiety and stress markers in children submitted to educational strategies and ART-restoration: A randomized clinical trial. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 97, p. 191-197, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
FREITAS, C. N.; CASTELO, P. M.; SOUSA, K. G.; ALONSO, G. C.; FONSECA, F. L. A.; KLEIN, M. I.; BARBOSA, T. S. Educational strategies and atraumatic restorative treatment effect on salivary characteristics: A controlled clinical trial. ORAL DISEASES, v. 23, n. 8, p. 1116-1126, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HUAMANI, Juana Rosmeri Salas. . 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

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