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Impacto das estratégias e dos estilos de aprendizagem na evasão em ações educacionais ofertadas a distância

Processo: 14/18466-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Thaís Zerbini
Beneficiário:Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Ensino e aprendizagem   Evasão escolar   Ensino superior   Modelagem de equações estruturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Estilos de Aprendizagem | Estratégias de aprendizagem | Evasão | Treinamento, Desenvolvimento e Educação

Resumo

A necessidade constante de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais atrelada a projetos de Educação a Distância (EAD) expande a possibilidade de acesso a programas de treinamento, formação e qualificação profissionais ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações do sistema produtivo. Nota-se um grande progresso tecnológico cada vez mais disseminado pelo campo da EAD. Porém, tais tecnologias não foram capazes de evitar a ocorrência da evasão. Nesse sentido, fazem-se necessários modelos de avaliação específicos, multivariados e sistemáticos para ações ofertadas a distância, capazes de identificar os reais fatores que explicam os elevados índices de abandono de cursos, observados nos mais diversos cenários educacionais. Os estilos de aprendizagem, bem como os as estratégias de aprendizagem, têm se mostrado variáveis preditoras da evasão em treinamento em EAD. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa objetiva propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, buscando identificar variáveis preditoras de evasão ligadas ao perfil da clientela (dados sociodemográficos, uso de ferramentas eletrônicas, emprego de estratégias de aprendizagem e os estilos de aprendizagem). A coleta de dados se dará por meio da aplicação de questionários via e-mail, tendo respeitados os aspectos éticos envolvidos. Serão feitas análises descritivas e exploratórias dos dados, análises dos componentes principais e de consistência interna, bem como análises fatoriais confirmatórias, a fim de proceder a verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida, e análises para testar o relacionamento entre as variáveis com base na Modelagem por Equações Estruturais (MEE). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAÍSSA BÁRBARA NUNES MORAES ANDRADE; THAÍS ZERBINI. Ensino Superior a Distância: Possibilidade de Evasão, Estilos e Estratégias de Aprendizagem. Paidéia, v. 29, . (14/18466-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes. Estilos de aprendizagem em ações educacionais ofertadas a distância: evidências de validade, validade convergente e análise conceitual. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.