Bolsa 14/26010-5 - Ensino e aprendizagem, Relações públicas - BV FAPESP
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O estado da arte do ensino-aprendizagem dos cursos de relações públicas no Brasil: proposta de novas práticas pedagógicas apoiadas no conceito e metodologia de laboratório de gestão

Processo: 14/26010-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Ferrari
Beneficiário:Ana Cristina da Costa Piletti Grohs
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Relações públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem | Laboratório de Gestão | Relações Públicas | Ensino de Relações Públicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é propor novas práticas pedagógicas para o processo ensino-aprendizagem das Relações Públicas apoiadas no conceito e na metodologia de Laboratório de Gestão desenvolvidos por Sauaia (2008, 2010, 2013). O Laboratório de Gestão integra o uso de simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada demonstrando caminhos possíveis para um processo ensino-aprendizagem que aproxime de forma efetiva a teoria acadêmica da prática profissional. Uma formação que desenvolva competências estratégicas e gerenciais e habilidades de pesquisa nos estudantes é uma das novas exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Relações Públicas instituídas em 2013. Assim, a proposta é que o estudo cumpra as seguintes etapas: a) levantamento sobre o ensino de Relações Públicas no Brasil; b) estudo sobre didática do ensino superior com foco nos métodos ativos de ensino-aprendizagem e c) análise do conceito e da metodologia de Laboratório de Gestão. Uma vez tendo completado estas três etapas, será desenvolvido e proposto um modelo didático adaptado ao conceito e metodologia do Laboratório de Gestão para utilização no processo ensino- aprendizagem dos cursos de Relações Públicas. Com a elaboração da tese espera-se: a) ampliar as possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem das Relações Públicas; b) subsidiar o planejamento pedagógico dos cursos considerando as novas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e c) contribuir com a formação profissional dos estudantes para atender as competências exigidas pelo mercado de trabalho e pela sociedade contemporânea. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GROHS, Ana Cristina da Costa Piletti. Laboratório de relacionamentos estratégicos: nova metodologia educacional para o ensino-aprendizagem das relações públicas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.