Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos resultados de programas de recuperação de áreas degradadas na mineração por meio de serviços ecossistêmicos

Processo: 14/22927-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Enrique Sánchez
Beneficiário:Josianne Cláudia Sales Rosa
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/23021-1 - Aprimoramento e teste do ESAR em uma mina de bauxita no contexto australiano, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecossistemas   Mineração   Restauração ecológica

Resumo

A característica integradora do conceito de serviços ecossistêmicos pode representar avanços na avaliação de resultados de programas de recuperação de áreas degradadas (RAD). Tais avaliações estão muitas vezes restritas ao monitoramento da vegetação e não são capazes de demonstrar a eficácia da recuperação em termos ambientais e sociais. O conceito de serviços ecossistêmicos explicita que a restauração das funções do ecossistema, induzida pela recuperação, pode melhorar o fornecimento de serviços, o que é refletido na qualidade de vida de seus beneficiários. O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de avaliação integrada dos resultados dos programas de RAD na mineração baseado em serviços ecossistêmicos. A metodologia é dividida em dois módulos integrados: (I) conceitual, onde serão levantadas as informações necessárias para desenvolver os procedimentos de avaliação; (II) empírico cujo foco é validar os procedimentos desenvolvidos por meio de um ensaio de aplicação à mina de bauxita de Juriti, da empresa Alcoa, localizada no Pará. A análise de dados da pesquisa será feita pela comparação entre os resultados obtidos no ensaio e os resultados encontrados pelo sistema de monitoramento utilizado pela empresa. Ademais, os resultados do teste de aplicação dos procedimentos serão submetidos a avaliação de atores chave do processo de recuperação de áreas degradadas. Espera-se que esta pesquisa possibilite avançar sobre duas fronteiras do conhecimento: avaliar a eficácia da recuperação ambiental na mineração de forma integrada e aplicar métodos de mensuração e mapeamento de serviços ecossistêmicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES ROSA, JOSIANNE CLAUDIA; SANCHEZ, LUIS ENRIQUE; MORRISON-SAUNDERS, ANGUS. Getting to `agreed' post-mining land use - an ecosystem services approach. IMPACT ASSESSMENT AND PROJECT APPRAISAL, v. 36, n. 3, p. 220-229, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.