Bolsa 14/25039-0 - Marketing, Turismo - BV FAPESP
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Marketing digital na promoção de países como destino turístico: um estudo das convergências entre estratégias adotadas para a Marca Brasil e a experiência de navegação de usuários estrangeiros

Processo: 14/25039-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Flávio Notomi Kanazawa
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Turismo   Turistas estrangeiros   Marketing digital   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Destinos turísticos | Marca País | Marketing Digital | Marketing

Resumo

A popularização mundial da internet facilita para seus usuários o compartilhamento de informações, opiniões e experiências sobre diversas questões, como seus interesses, produtos, serviços e locais que visitaram ou que pretendem visitar. Nesse contexto, abre-se espaço para que as organizações também participem desse processo, de modo a conhecer melhor seus públicos e desenvolver ações para influenciar positivamente suas decisões; esse conjunto de práticas forma o chamado marketing digital. Dentro da competição internacional para atrair investimentos, turistas, imigrantes e estimular exportações, muitos países passaram a adotar estratégias e práticas de criação e gestão de marcas a fim de melhorar suas imagens para obter melhores resultados nessa competição (inclusive o Brasil, através da Marca Brasil) e, com isso, o marketing digital surge como um importante aliado. Entretanto, observa-se uma escassez de pesquisas que abordem a interdisciplinaridade desses assuntos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é estudar a convergência entre as estratégias de marketing digital da Marca Brasil com as avaliações e opiniões de seus públicos-alvo sobre as práticas desenvolvidas. A pesquisa será exploratória e irá, num primeiro momento, realizar entrevistas em profundidade com os profissionais envolvidos na criação e gerenciamento de tais práticas no caso brasileiro. Num segundo momento serão entrevistados usuários estrangeiros dos conteúdos gerados para a Marca Brasil, contando também com as informações complementares obtidas pelo uso de um equipamento de eye tracking. Os dados qualitativos levantados servirão de base para uma análise de conteúdo. Acredita-se que este estudo trará contribuições ao desenvolvimento de novos trabalhos sobre o assunto, além de fornecer aos profissionais envolvidos, e potencialmente às empresas do setor brasileiro de turismo, uma melhor compreensão e o descobrimento de novas oportunidades a respeito das práticas de marketing digital desenvolvidas em prol da Marca Brasil e de seus resultados até o momento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KANAZAWA, Flávio Notomi. Comunicação digital da Marca Brasil: uma avaliação da experiência de navegação de usuários estrangeiros no portal Visit Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.